Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3737

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Jéssica de Freitas da Silva
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Análise da incorporação dos princípios da Educação Ambiental, na prática do currículo de uma Escola Família Agrícola da Zona da Mata Mineira
Resumo O modo de produção capitalista e a implantação das técnicas do agronegócio no meio rural se traduziram em grandes expressões e contradições para a realidade do campo. Os pequenos agricultores se deparam com o crescimento da propriedade privada dos meios de produção e acumulação de terras e com altas consequências para o meio ambiente. Diante desta contradição de interesses, surgem na década de 1980 no país, os movimentos sociais dos trabalhadores do campo, fruto da organização coletiva diante da exclusão do seu próprio espaço de atividades, com o intuito de disseminar seus ideais e reconquistar a identidade desses homens. Esses movimentos vêm se mobilizando também, por uma nova proposta educacional capaz de reconhecer as diversidades socioculturais do campo, que possibilite a valorização dos saberes e das culturas vivenciadas pelas populações campesinas ao longo dos tempos. Assim como o movimento para a educação do campo, constroi-se uma nova proposta de educação ambiental, que vai além de apenas reconhecer os problemas ambientais existentes, mas também, de se criar um novo olhar sobre a Terra, afim de se construir um senso crítico a partir da reflexão e ação sobre as práticas que interferem diretamente ou indiretamente na natureza. A construção de um senso de responsabilidade com a natureza e os princípios da educação para a sustentabilidade, deste estudo, respaldam nos preceitos da Carta da Terra e a construção de uma pedagogia sustentável. Este trabalho teve o objetivo de analisar como as práticas e os preceitos da pedagogia sustentável, estão incorporados no currículo da Escola Família Agrícola Paulo Freire, localizada na cidade de Acaiaca, interior da Zona da Mata Mineira. A finalidade foi reconhecer que seu currículo em exercício da Pedagogia da Alternância, tem implicações na formação de uma consciência crítica e transformadora ambiental, para seus educandos. A metodologia utilizada para a presente investigação partiu primeiramente de um levantamento e estudo bibliográfico de trabalhos sobre a temática abordada e um estudo documental do Plano Político Pedagógico da EFA pesquisada. Após esse estudo realizou-se entrevistas de cunho semi-estruturadas com a coordenadora e três monitores da escola. A partir da análise desse processo, compreendemos que a Pedagogia da Alternância atreladas aos seus instrumentos pedagógicos, favorecem uma formação integral do educando, assim como uma aproximação em todas as dimensões de sua formação. Observamos o enfoque formativo curricular na construção de um novo olhar para as técnicas agroecológicas, incorporação de formas de manejos já realizados pelas famílias ou em sua comunidade e vice-versa. Dessa forma, destacamos as motivações, limitações e perspectivas de construção do conhecimento e da prática agroecológica em uma perspectiva de incorporação dos princípios da educação ambiental na EFA Paulo Freire.
Palavras-chave Educação do campo, Escola Família Agrícola, Educação ambiental
Forma de apresentação..... Painel
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