Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3734

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruno Carvalho Públio
Orientador MARCIO SANTOS ROCHA
Título Interação da molécula de DNA com o Dicloridrato de Putrescina.
Resumo É de grande relevância estudos relacionados à interação DNA-ligantes, pois com a análise desse estudo podemos ter melhor entendimento do que ocorre com o DNA em diversos processos intracelulares como interação com proteínas e enzimas. Podemos também entender melhor o que ocorre com o DNA na interação com fármacos usados em tratamentos de doenças humanas, como a quimioterapia. Para realizarmos o estudo, foi utilizado o método de pinçamento óptico.
A pinça óptica, que é um método de micromanipulação, consiste de um microscópio e um laser. O feixe de laser passa pela objetiva do microscópio e é então focalizado, criando um poço de potencial, de modo a realizar o pinçamento óptico.
Realizamos então estiramentos com a molécula de DNA, e construímos um gráfico de força por extensão. Pela análise do gráfico com o modelo WLC (Worm – Like Chain) podemos saber qual é o comprimento de contorno, e o comprimento de persistência da molécula de DNA. O primeiro é o comprimento da molécula esticada, sem danos, de uma ponta a outra. Já o segundo é o comprimento de correlação da molécula e é uma medida da rigidez da mesma.
Ao se iniciar o experimento, pinçamos as microesferas à procura da configuração (lamínula + DNA + microesfera). Sabemos que de fato encontramos esta configuração quando, ao estirarmos o DNA, a microesfera consegue “vencer” o poço de potencial.
Utilizando o método de pinça óptica construímos o gráfico de força por extensão da molécula de DNA. Da análise desse gráfico tiramos, usando o modelo WLC (Worm – Like Chain), o comprimento de contorno (L) e comprimento de persistência (A). O comprimento de contorno é de fato o tamanho linear da molécula estirada, já o comprimento de persistência é a medida do quanto a molécula está “dobrada”, podemos pensar também em termos da rigidez da molécula, já que, quanto maior o comprimento de persistência, maior sua rigidez e assim mais difícil é da molécula ser dobrada.
Neste trabalho realizamos análises dos parâmetros mecânicos da interação do DNA com a substância Dicloridrato de Putrescina.
Palavras-chave Interação DNA ligantes, mecânica de polímeros, física biológica.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.