Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3733

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Adriene Borges do Amaral
Orientador NALBIA DE ARAUJO SANTOS
Título O desafio de aperfeiçoar o ensinar da contabilidade de custos: uma prática com o uso de vídeos.
Resumo Em 2014, um estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apontou que 65% dos usuários na faixa etária de 16 a 25 anos utilizam a internet todos os dias. Esse resultado mostra uma tendência de que cada vez mais as salas de aulas serão ocupadas por estudantes que utilizam constantemente os recursos multimídias disponibilizados pela Internet. Para Moran (2005), os hábitos de ver vídeos, participar de jogos eletrônicos, utilizar aplicativos via notebooks, tablets e smartphones, torna os estudantes indivíduos que pensam mais rápidos, transformando-os, consequentemente, em pessoas impacientes. O autor traz que essa impaciência atrelada à uma maior dificuldade em sistematizar conteúdos vista nesses estudantes, apresenta-se como desafio para os processos de ensino e aprendizagem e de comunicação entre professor e os estudantes. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho é aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos fundamentos da contabilidade de custos, buscando relacionar seu conteúdo com as realidades de empresas brasileiras e mundiais por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que se utilizam de vídeos sobre etapas dos processos de produção para serem empregados na disciplina de Contabilidade de Custos, disciplina esta que tradicionalmente compõe o currículo dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Este estudo fundamenta-se nas bases teóricas do construtivismo e em trabalhos que definem as principais características de vídeos educativos. Para atender o objetivo do estudo, inicialmente, realizou-se um levantamento dos vídeos, no site do Youtube, sobre o processo de produção de produtos. Posteriormente, os vídeos selecionados foram analisados e categorizados, com base nas definições dos estudos sobre vídeos educativos. Após esses procedimentos, foi solicitado a cessão de direitos autorais ou compra de direito de uso dos vídeos selecionados, para serem usados como recurso didático em sala de aula. Foram encontrados onze vídeos por meio da busca na internet. Os endereços eletrônicos ou link dos vídeos são informados no trabalho em razão do insucesso na solicitação da autorização de seu uso. Outro produto do trabalho, é a apresentação de um roteiro para a produção de um vídeo educativo. Este estudo terá uma próxima etapa no qual serão realizados testes empíricos com a finalidade de verificar a eficiência do uso dos vídeos como recurso didático em sala de aula quanto a compreensão dos estudantes em relação aos conteúdos temáticos da disciplina de Contabilidade de Custos. Espera-se que a realização desse trabalho possa estimular os docentes do curso de Ciências Contábeis à uma constante busca de inovar na sua forma de ensinar, priorizando sempre a aprendizagem do aluno por meio da aplicação de metodologias mais convidativas e consonantes com a realidade na qual o discente está inserido.
Palavras-chave Tecnologias de Informação e Comunicação, Vídeos, Práticas de Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
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