Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3730

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jacqueline Cristina da Silva
Orientador MARCELO JOSE OLIVEIRA
Outros membros Sther Mendonça Condé de Souza
Título Fronteiras Escolares: as delimitações do espaço escolar.
Resumo A escola é um espaço onde a identidade e as representações sociais e as interações sociais são marcantes para os alunos. A pesquisa na escola deve abrir espaço para reflexões e encontrar respostas que ajudem na construção de uma educação melhor. Compreender o que se passa no contexto escolar é um desafio útil para o educador, ampliando as possibilidades para estratégias pedagógicas e campo para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Diante disso, a pesquisa "Fronteiras Escolares: as delimitações do espaço escolar" iniciou suas atividades em 2014 através do PIBID Sociologia na Escola Estadual Raul de Leoni e tem como objetivo identificar o território escolar, seus usos e os conflitos que interferem no processo educacional. Atualmente concentramos as atividades da pesquisa no Colégio de Aplicação CAP/Coluni (situada no campus da Universidade Federal de Viçosa), com o mesmo foco de compreender as delimitações de sociabilidade do espaço escolar no que diz respeito à territorialidade praticada pelos estudantes e a sua influência na educação, comparando os dados com os da Escola Estadual Raul de Leoni. Buscamos mapear as formas como os estudantes usufruem do espaço da escola, verificando as formas de sociabilidade entre os alunos, oriundos de famílias residentes em Viçosa, com relação à demarcação de territórios e sua representação simbólicas em termos de identidade e delimitação de hierarquias de relações de poder entre os estudantes. Com base em metodologia qualitativa e na técnica da observação participante, observamos em ambas as instituições como os alunos fazem uso dos espaços da escola, como salas de aula, corredores e pátio, e a maneira como estes usos influenciam na interpretação do espaço e no engajamento para com o processo educacional. Buscamos através deste artigo demonstrar que a maneira como os alunos fazem uso do território escolar pode influenciar na busca pela identidade individual e de grupo e como o estudante é empoderado dentro do contexto escolar.
Palavras-chave Fronteiras, Educação, Conflitos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.