Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3726

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Janice Estarlino Vidal
Orientador MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO
Título Educação para a diversidade e resistência étnico racial
Resumo O projeto “Educação para a diversidade e resistência étnico racial” é um desdobramento do projeto “Resistência e subversão espacial das culturas afro – brasileiras na cidade de Viçosa- MG: uma proposta de intervenção e integração cultural junto as escolas e grupos afro-brasileiros”, e Educação para a diversidade e resistência étnico racial”, que foram realizados respectivamente nos anos de 2013 e 2014. Os respectivos projetos desenvolveram atividades com professores e alunos da rede pública da cidade de Viçosa e Ponte Nova, com estudantes da Universidade Federal de Viçosa e com alguns membros da comunidade Rebenta Rabixo. Atualmente, dentre as atividades do projeto, destacam-se as seguintes: reuniões realizadas para definir os trabalhos a serem desenvolvidos, separação e seleção de materiais para serem usados em nossas atividades, leitura de artigos, exibição de filmes, músicas e imagens e discussões sobre a questão afro-descendente. Neste ano, a equipe do projeto firmou parceria com a Escola Emílio Jardim, localizada na cidade de Coimbra e está desenvolvendo atividades com alunos do primeiro e nono desta escola. Até o momento foram realizadas duas reuniões: uma com o diretor da escola de Coimbra e outra com a professora de geografia. Com os alunos da Escola Emílio Jardim foram realizados dois encontros: um que chamamos de “Sensibilização” e o outro de "Diáspora Negra". Nestes encontros, a equipe do projeto iniciou discussões sobre a cultura negra, realizou uma primeira sondagem para identificar como as questões raciais eram apreendidas pelos alunos, explicou como ocorreriam as intervenções e realizou a primeira oficina. Nesta, foi problematizada a questão das raízes africanas e sua influência na cultura brasileira. Também foi realizada uma oficina com alunos da Escola Estadual José de Assis Pinto, situada em São Miguel do Anta. Nesta, também foi apresentado o projeto e discutido o tema Diáspora Negra e preconceito racial. Com os alunos de ambas as escolas nas quais o projeto realizou atividades, nosso objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância dos africanos para a formação do território brasileiro. Neste aspecto é que buscamos explicitar as questões ligadas ao preconceito racial, demonstrando como muitas das brincadeiras realizadas no ambiente escolar contribuem para acirrar os problemas de preconceito. Acreditamos que se faz necessário valorizar a cultura de matriz africana nas escolas, pois esse é o primeiro passo para eliminar o preconceito. Nesse sentido é que cremos que o projeto está gerando impactos positivos, pois além de ter aumentado o número de interessados na área de Geografia para discutir esse tema na UFV, estamos provocando reflexões nos alunos nas escolas onde atuamos. Cremos que as atividades realizadas nesse projeto vêm trazendo à tona a necessidade de refletirmos sobre o papel dos negros e negras na sociedade e sua importância em diversos aspectos na formação das identidades brasileiras.
Palavras-chave Educação, cultura afro-brasileira, conscientização
Forma de apresentação..... Painel
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