| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Educação e meio ambiente |
| Setor | Departamento de Ciências Sociais |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | Iago Parmanhani Pin |
| Orientador | CHARLES LUIS DA SILVA |
| Outros membros | Carlos Guelton Martins Guimarães, Cynara Christine Ferreira Dutra, Daiana Débora Resende, Daniel Medeiros Abrantes, Letícia Cristina Silva Andrade, Mariana Oliveira Silva, NADIA DUTRA DE SOUZA, Tayssa Ferreira Nogueira |
| Título | A construção da Educação Ambiental através das escolas |
| Resumo | O projeto “A construção da Educação Ambiental através das escolas” tem como proposta estabelecer, junto aos alunos e professores do Ensino Fundamental de Viçosa- MG, uma construção coletiva da importância da preservação ambiental, enfatizando o processo de coleta seletiva nas escolas. O trabalho de educação ambiental deve ser realizado de forma continua, contando com adaptações e mudanças de acordo com o público alvo. No projeto “A construção da Educação Ambiental através das escolas”, serão realizadas ações que visem à educação ambiental dos funcionários das escolas de Viçosa – MG, dando ênfase à coleta seletiva de resíduos sólidos. Vislumbra-se com esse projeto a construção coletiva de uma consciência ambiental reflexiva e criativa que perceba as dinâmicas sociais e naturais de forma integrada como alternativa de superação dos desafios sócios ambientais contemporâneos. O programa tem por meta principal a implantação e consolidação da coleta seletiva no município de Viçosa, contribuindo para melhorias nesse processo e para a inclusão social da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). Pautando-se, então, na educação como instrumento de transformação social e de fortalecimento da cidadania, o trabalho aqui proposto tem como objetivo geral potencializar a função educadora da escola e, dessa forma, construir coletivamente novas formas de relação com o ambiente que preconizem a sustentabilidade. Para alcançar o objetivo geral serão exercidas atividades de capacitação e educação ambiental, tais como apresentações, dinâmicas em grupo e outras atividades que instiguem o pensamento crítico dos envolvidos e possam transmitir o conhecimento aqui proposto. Espera-se como resultado que os funcionários se sensibilizem e se posicionem como agentes transformadores da realidade, exercendo sua cidadania, e que os professores possam levar a seus alunos os conhecimentos adquiridos. Após a construção coletiva da consciência ambiental nas escolas, espera-se, ainda, que as noções adquiridas alcancem a comunidade. |
| Palavras-chave | ACAMARE, InterAção, Resíduos Sólidos |
| Forma de apresentação..... | Painel |