Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3715

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Paula Tibúrcio Melgaço
Orientador MARIA CARMEN AIRES GOMES
Título Eu seduzo só com o olhar: uma análise discursivo - crítica sobre o corpo Plus Size em posts da marca Duloren no Facebook
Resumo Buscamos, neste trabalho, fazer uma análise sobre a representação do corpo feminino na moda Plus Size em posts de publicidade da marca de lingerie Duloren expostos em sua página oficial no suporte digital Facebook. Faremos algumas reflexões sobre esta temática tomando por base um enfoque transdisciplinar sob a ótica da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999), (RESENDE & RAMALHO, 2004, 2006, 2011). Pretendemos entender, também, de que forma as atividades de avaliação são desenvolvidas em interações mediadas por computador utilizando como corpus de análise o post de divulgação da marca Duloren e os comentários dos usuários do Facebook expostos em cada post, discutidos no primeiro momento. Utilizaremos os estudos da Análise da Conversa (AC) (HUTCHBY & WOOFFITT, 1998), Análise da Conversa mediada por computador (GARCIA & JACOBS, 1998) em diálogo com a Linguagem da Valoração (WHITE, 2004) buscando preencher lacunas muito importantes no que diz respeito aos discursos que são veiculados em ambientes virtuais carregados de discursos preconceituosos e ideologias cristalizadas. O estudo da Gramática do Design Visual (GUNTHER KRESS E THEO VAN LEEUWEN, 1996) buscará refletir a respeito da comunicação visual presente em análises de textos multimodais. Esse estudo é muito importante para entender como acontecem as interações sociais e como surgem os significados que constroem as imagens. Na tentativa de investigar tal corpus, temos como intuito responder as seguintes perguntas de pesquisa: (1) Como o corpo Plus Size é representado e identificado nos posts da empresa/marca Duloren no suporte digital Facebook? (2) Como os participantes avaliam, julgam e apreciam o corpo representado e o que é dito sobre ele? (3) Como a Participante Representada (PR) se constrói no post? (4) De que forma a mídia contribui positiva ou negativamente para a produção, reprodução de ideologias e relações de poder em relação às representações do corpo? Assim, percebi que, ao ser produzida a representação do corpo “real” feminino na mídia brasileira, especificamente no suporte escolhido para este trabalho, é necessário que se reafirme a todo tempo que esse corpo é suficientemente bom para quem o tem. Há certos estranhamentos em relação à exposição deste corpo em redes sociais, principalmente em se tratando de divulgação de peças de lingerie como as da marca Duloren. Encontrei, dessa forma, resquícios de uma formação ideológica de uma população que não se reconhece em corpos reais como os das modelos Plus Size, tendo ainda o imaginário de corpo ideal como o corpo modelizado e magro.
Palavras-chave Corpo Plus-Size, Facebook, Análise do Discurso Crítica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.