Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3710

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Camila Andrade Medina
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Título Os Estados Unidos em nossos livros didáticos: uma relação de desejo e repulsa no imaginário brasileiro
Resumo O ensino de história deve promover a autonomia intelectual e o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante. Em síntese, podemos dizer que sua missão é tornar mais interessante a leitura do mundo. O bom ensino de história deve estimular o aluno a observar as conexões entre os fatos e os fenômenos históricos. No passado, podemos buscar as referências que permitem a compreensão do presente e a projeção do futuro. Porém, estudiosos apontam que os materiais pedagógicos utilizados nas escolas brasileiras pouco se comunicam com a pesquisa historiográfica de boa qualidade, especialmente aquela que vem sendo produzida por excelentes pesquisadores brasileiros. Muitas vezes, a distância entre o que se ensina na sala de aula através do livro didático e as pesquisas feitas nas boas universidades é a grande responsável pelos erros historiográficos.
Ao se efetuar uma breve pesquisa sobre os instrumentos de trabalho que muitos docentes utilizam atualmente, constatamos que o mais usado é o livro didático. Durante muito tempo, sua importância foi relegada a segundo plano, por bibliógrafos e historiadores. No entanto, de algumas décadas para cá, a necessidade de sua análise vem sendo considerada, já que tem representado relevante papel na história da educação brasileira.
A produção de livros didáticos envolve um emaranhado de saberes de referência, autores e editoras; no seu consumo, a trama acontece entre mercado, projetos escolares, compradores e leitores finais. Entre um e outro, as normas reguladoras estabelecidas pelo Estado agregam elementos que não podem ser desprezados na compreensão das relações entre produção e consumo, já que o mercado impõe limites ao processo de atualização das obras e ao caminho de transição entre os conteúdos das coleções didáticas e os conhecimentos resultantes das ciências que os embasam. O fato é que não podemos desprezar os impactos causados pela implementação dessa política pública nas dimensões do saber histórico escolar, presentes nas obras didáticas.
A partir da compreensão do ensino de história através dos livros didáticos e seus impactos na qualidade do ensino, de modo especial no ensino da história norte-americana, buscamos destacar neste trabalho os seguintes aspectos: uma breve retrospectiva dos caminhos percorridos pela implantação do livro didático nas escolas brasileiras; uma reflexão sobre o ensino de história através das obras didáticas e o principal objeto de estudo do nosso trabalho: o ensino da história dos Estados Unidos através das coleções didáticas de história previamente selecionadas, divulgadas nas escolas brasileiras, do século XX ao início do século XXI.
Palavras-chave livros didáticos brasileiros, história, estados unidos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.