Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3709

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Patrícia Sabrina da Costa Acácio
Orientador MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS
Outros membros Camila Lima Murta, GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO, MARISTELA SIOLARI DA SILVA
Título Educação Urbana e Patrimonial: Contribuições pedagógicas na construção da cidadania e sociabilidade em uma escola municipal de Viçosa- MG
Resumo O Projeto Educação Urbana e Patrimonial, realizado pelos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Educação tem como objetivo desenvolver atividades que proporcionem aos graduandos experiências práticas e teóricas relacionadas à Educação Urbana, com o apoio de teorias e metodologias do campo da Educação. A proposta multidisciplinar consiste em unir conhecimentos de Arquitetura e Urbanismo com os de Pedagogia, explorar as relações entre a educação e o espaço urbano e patrimonial e, ainda, identificar e utilizar metodologias pedagógicas que potencializem e agreguem esses dois campos de conhecimentos. O projeto se desenvolveu a partir de estudos e planejamentos de um trabalho educativo com estudantes do quarto e sexto anos do Ensino Fundamental de escolas públicas, por meio de atividades aulas, visando apresentar e discutir com as crianças noções de cidadania, democracia urbana, cidade, espaço urbano e patrimonial, preparando as novas gerações para conhecerem e conviverem no espaço urbano, como cidadãos autônomos e atores sociais criativos e participativos. Em termos metodológicos, procura-se trabalhar com o aspecto lúdico na construção do conhecimento, abordando situações e realidades do cotidiano das crianças em seus bairros, escola e cidade, estimulando-as a observarem, debaterem e se posicionarem sobre os diversos problemas relativos à cidade, ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e cultural e aos direitos e deveres dos cidadãos, apoiando-se em autores como FREIRE, REDIN e outros. As técnicas adotadas para a realização das atividades envolvem dinâmicas individuais e grupais, tais como: brincadeiras, painéis, teatros, filmes e slides que despertem nas crianças o interesse por produzir desenhos e textos sobre os temas abordados. Os principais temas trabalhados são: Acessibilidade; O Eu (o aluno); a Casa; a Rua; o Bairro; a Escola; a Cidade; Direitos, Deveres, Patrimônio, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cidadania, Governo e os Três Poderes. Estes temas são adequados à programação anual e se inserem nos conteúdos das matrizes curriculares das turmas, no contexto dos Temas Transversais, recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Avalia-se que as atividades realizadas têm sido produtivas, pois as crianças vêm demonstrando uma gradual conscientização dos problemas da cidade e do ambiente físico, geográfico e social em que vivem. Embora muitas crianças apresentem dificuldades em termos de disciplina e concentração, percebe-se que, entre as estratégias pedagógicas usadas para atrair e motivar a sua atenção, é nas atividades mais lúdicas, dinâmicas e coletivas que elas participam mais ativamente, tais como produções gráficas, encenações e brincadeiras em grupo. Considera-se que este projeto pode contribuir para que se tornem cidadãos conscientes de seus deveres e direitos e responsáveis pela qualidade de vida e de convivência comunitária e urbana.
Palavras-chave Educação, Espaço Urbano, Patrimônio.
Forma de apresentação..... Painel
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