Resumo |
O Projeto Educação Urbana e Patrimonial, realizado pelos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Educação tem como objetivo desenvolver atividades que proporcionem aos graduandos experiências práticas e teóricas relacionadas à Educação Urbana, com o apoio de teorias e metodologias do campo da Educação. A proposta multidisciplinar consiste em unir conhecimentos de Arquitetura e Urbanismo com os de Pedagogia, explorar as relações entre a educação e o espaço urbano e patrimonial e, ainda, identificar e utilizar metodologias pedagógicas que potencializem e agreguem esses dois campos de conhecimentos. O projeto se desenvolveu a partir de estudos e planejamentos de um trabalho educativo com estudantes do quarto e sexto anos do Ensino Fundamental de escolas públicas, por meio de atividades aulas, visando apresentar e discutir com as crianças noções de cidadania, democracia urbana, cidade, espaço urbano e patrimonial, preparando as novas gerações para conhecerem e conviverem no espaço urbano, como cidadãos autônomos e atores sociais criativos e participativos. Em termos metodológicos, procura-se trabalhar com o aspecto lúdico na construção do conhecimento, abordando situações e realidades do cotidiano das crianças em seus bairros, escola e cidade, estimulando-as a observarem, debaterem e se posicionarem sobre os diversos problemas relativos à cidade, ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e cultural e aos direitos e deveres dos cidadãos, apoiando-se em autores como FREIRE, REDIN e outros. As técnicas adotadas para a realização das atividades envolvem dinâmicas individuais e grupais, tais como: brincadeiras, painéis, teatros, filmes e slides que despertem nas crianças o interesse por produzir desenhos e textos sobre os temas abordados. Os principais temas trabalhados são: Acessibilidade; O Eu (o aluno); a Casa; a Rua; o Bairro; a Escola; a Cidade; Direitos, Deveres, Patrimônio, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cidadania, Governo e os Três Poderes. Estes temas são adequados à programação anual e se inserem nos conteúdos das matrizes curriculares das turmas, no contexto dos Temas Transversais, recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Avalia-se que as atividades realizadas têm sido produtivas, pois as crianças vêm demonstrando uma gradual conscientização dos problemas da cidade e do ambiente físico, geográfico e social em que vivem. Embora muitas crianças apresentem dificuldades em termos de disciplina e concentração, percebe-se que, entre as estratégias pedagógicas usadas para atrair e motivar a sua atenção, é nas atividades mais lúdicas, dinâmicas e coletivas que elas participam mais ativamente, tais como produções gráficas, encenações e brincadeiras em grupo. Considera-se que este projeto pode contribuir para que se tornem cidadãos conscientes de seus deveres e direitos e responsáveis pela qualidade de vida e de convivência comunitária e urbana. |