Resumo |
Esse trabalho está vinculado a um Projeto de Extensão, o qual consiste em uma continuidade de outro anterior, já concluído, com o título “Laboratório Multidisciplinar de Ensino: produzindo materiais didáticos com recursos alternativos e promovendo vivências pedagógicas”. No projeto atual tínhamos como intenção dar continuidade ao trabalho que estávamos realizando, buscando promover novas vivências com outros atores e em contextos diferentes. A proposta, agora, consiste em promover experiências de ensino e aprendizagem utilizando materiais didáticos produzidos pelos próprios alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Projeto tem como intuito a interação entre universidade e sociedade por meio da parceria entre a UFV e a Escola Municipal Paulo Mário del Giudice. Nessa interação, tem sido possível proporcionar à escola o acesso às possibilidades de produção de material didático com recursos alternativos e de baixo custo. Sabe-se que os professores sentem dificuldade em auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente, quando os discentes necessitam apreender alguns conceitos abstratos. Além disso, nem sempre a escola dispõe de recursos didáticos que possibilitem essa prática. Nesse sentido, acreditamos que os materiais manipulativos (também ditos “concretos”) podem desempenhar um importante papel na ligação entre teoria e prática, entre o experimental e o conceitual, promovendo uma aprendizagem significativa. Até o momento, foram desenvolvidas as seguintes ações: reunião com as professoras para apresentar o projeto e avaliar a adesão; discussão, individualmente, com as professoras sobre quais materiais poderiam ser produzidos com os seus alunos, considerando as suas necessidades pedagógicas; produção dos materiais junto aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; desenvolvimento das atividades com alunos utilizando os materiais produzidos; e coleta de depoimentos junto às professoras para a produção de um vídeo. Um dos impactos sociais que o Projeto tem possibilitado consiste na conscientização das pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, em relação ao aproveitamento de recursos alternativos. Sobre esse aspecto, o Projeto tem a preocupação de evidenciar como é possível produzir materiais úteis com aquilo que, na maior parte das vezes, é considerado descartável. Além disso, sabe-se da carência de materiais didáticos nas escolas públicas, que nem sempre os possuem em quantidades suficientes para o trabalho com todos os alunos. Diante disso, esperamos que o Projeto possa colaborar para que os professores aprendam a criar seu próprio instrumento de trabalho, conscientizar sobre a reutilização de recursos e preservação do meio ambiente e, se possível, repensar as práticas pedagógicas em sala de aula visando uma participação mais ativas dos estudantes. |