Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3677

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ariane Maurício Martins
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Aline Carvalho Figueira, Ana Paula Santana de Melo, Luana Maria Waquim, Nivia Maria Ladeira Miranda
Título Materiais didáticos produzidos com recursos alternativos e suas potencialidades pedagógicas
Resumo Esse trabalho está vinculado a um Projeto de Extensão, o qual consiste em uma continuidade de outro anterior, já concluído, com o título “Laboratório Multidisciplinar de Ensino: produzindo materiais didáticos com recursos alternativos e promovendo vivências pedagógicas”. No projeto atual tínhamos como intenção dar continuidade ao trabalho que estávamos realizando, buscando promover novas vivências com outros atores e em contextos diferentes. A proposta, agora, consiste em promover experiências de ensino e aprendizagem utilizando materiais didáticos produzidos pelos próprios alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Projeto tem como intuito a interação entre universidade e sociedade por meio da parceria entre a UFV e a Escola Municipal Paulo Mário del Giudice. Nessa interação, tem sido possível proporcionar à escola o acesso às possibilidades de produção de material didático com recursos alternativos e de baixo custo. Sabe-se que os professores sentem dificuldade em auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente, quando os discentes necessitam apreender alguns conceitos abstratos. Além disso, nem sempre a escola dispõe de recursos didáticos que possibilitem essa prática. Nesse sentido, acreditamos que os materiais manipulativos (também ditos “concretos”) podem desempenhar um importante papel na ligação entre teoria e prática, entre o experimental e o conceitual, promovendo uma aprendizagem significativa. Até o momento, foram desenvolvidas as seguintes ações: reunião com as professoras para apresentar o projeto e avaliar a adesão; discussão, individualmente, com as professoras sobre quais materiais poderiam ser produzidos com os seus alunos, considerando as suas necessidades pedagógicas; produção dos materiais junto aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; desenvolvimento das atividades com alunos utilizando os materiais produzidos; e coleta de depoimentos junto às professoras para a produção de um vídeo. Um dos impactos sociais que o Projeto tem possibilitado consiste na conscientização das pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, em relação ao aproveitamento de recursos alternativos. Sobre esse aspecto, o Projeto tem a preocupação de evidenciar como é possível produzir materiais úteis com aquilo que, na maior parte das vezes, é considerado descartável. Além disso, sabe-se da carência de materiais didáticos nas escolas públicas, que nem sempre os possuem em quantidades suficientes para o trabalho com todos os alunos. Diante disso, esperamos que o Projeto possa colaborar para que os professores aprendam a criar seu próprio instrumento de trabalho, conscientizar sobre a reutilização de recursos e preservação do meio ambiente e, se possível, repensar as práticas pedagógicas em sala de aula visando uma participação mais ativas dos estudantes.
Palavras-chave Educação, materiais didáticos, ensino e aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
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