Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3665

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Departamento de Informática
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Laís França Baumgratz
Orientador LUCIANA BRUGIOLO GONCALVES
Título Problemas em Grafos com Cores nas Arestas para Aplicações em Biologia Computacional
Resumo Nos últimos anos, um grande número de aplicações vêm sendo modelado como problemas em grafos e dígrafos coloridos. Em particular na área de Biologia Molecular Computacional, tais problemas são frequentemente modelados por meio de grafos coloridos, ou seja, grafos em que cores são associadas a arestas ou vértices. A principal dificuldade dos problemas desta área é a grande quantidade de dados envolvida. Muitos problemas práticos relevantes são altamente combinatórios, sendo fundamental o desenvolvimento de técnicas eficientes para a resolução dos mesmos em tempo viável. Neste trabalho foi abordado, em especial, o Problema da Sequência Mais Próxima – PSMP (Closest String Problem) que foi provado estar na classe NP-difícil. O PSMP consiste em, dado um conjunto S = {s1, s2, ..., sm} de sequências de tamanho n, sobre o alfabeto Σ, deseja-se encontrar uma sequência sH de tamanho n que minimize d, onde, para cada sequência si em S, dist(sH, si) ≤ d, para i = 1..m. Sendo dist(.) uma função que denota a distância entre duas sequências de mesmo tamanho. Uma aplicação para este trabalho envolve problemas de Biologia Molecular, onde deseja-se comparar e encontrar regiões comuns ou que sejam próximas a um conjunto de sequências de DNA, RNA ou proteínas. Outro problema com apelo prático para a área de Biologia é a descoberta de padrões comuns para um dado conjunto de entradas de sequências de DNA. Quando se deseja produzir uma droga genética com uma estrutura similar a um conjunto de sequências de RNA, é comum a necessidade de descoberta de padrões. O objetivo é propor métodos heurísticos para geração de soluções aproximadas de boa qualidade para o PSMP. Para tanto, foram desenvolvidas heurísticas baseadas em algoritmos evolutivos, como Algoritmos Genéticos, combinados com estratégias de busca local e reconexão de caminhos. Os resultados obtidos são comparados com aqueles obtidos por uma heurística GRASP-VNS (Lyra, 2012) e com resultados obtidos com a utilização do algoritmo evolutivo proposto por Soares (2013).
Palavras-chave Biologia molecular, Grafos com cores nas arestas, Otimização Combinatória
Forma de apresentação..... Painel
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