Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3660

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Natanael Júnior Duarte Silva
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros José João Lelis Leal de Souza
Título Difusão de conhecimento sobre solos nas escolas públicas de Viçosa – MG
Resumo A utilização dos recursos naturais tem sido constante ao longo do processo histórico de evolução da sociedade. Se no início o homem retirava da natureza apenas o que era necessário para sua sobrevivência e de seu grupo, com o advento da revolução industrial esta situação se modificou completamente. Os recursos passaram a ser utilizados de forma intensiva, causando todo tipo de impactos. Neste contexto, os solos, por ocuparem a “epiderme” da superfície terrestre foram intensamente impactados, seja por atividades urbanas ou rurais. Este recurso é sem dúvida alguma, um dos mais importantes da humanidade, sendo responsável, por proporcionar matéria prima ao artesanato, pela produção de alimentos através de seu manejo e pela filtragem e armazenamento de água doce. O projeto intitulado “Solos e Ambiente: Difusão de conhecimento sobre solos nas escolas públicas do município de Viçosa- MG” tem por objetivo conscientizar às comunidades escolares a respeito da importância de se preservar os solos, para isso, vem desenvolvendo uma série de atividades práticas e teóricas sobre este importante recurso natural com os alunos das seguintes escolas do município, Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes. Além de palestras e aulas expositivas (com auxílio de data show, fotos, imagens, gráficos, tabelas, etc.) realizadas nas respectivas escolas, este projeto está proporcionando aos alunos visitas a espaços alternativos de ensino, como Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef e Mapoteca, onde os mesmos estão vendo na prática toda a teoria discutida em sala de aula, fato que potencializa a aprendizagem desses estudantes. Como resultados alcançados até o momento, temos a grande aceitação, envolvimento e interesse dos estudantes a respeito da temática, eles vêm se mostrando mais participativos e curiosos a cada aula ministrada, percebe-se atualmente uma maior noção dos estudantes sobre o que são os solos e qual a importância desse recurso para nós seres humanos. Sendo assim pode-se concluir que com os debates levantados pelo projeto, os alunos que dele fazem parte estão tendo acesso a informações esclarecedoras, fato que pode levá-los a desenvolver uma maior consciência ambiental e consequentemente poderão dar maior atenção e importância a esse recurso natural que chamamos de solos.
Palavras-chave Ensino, Solos, Meio Ambiente
Forma de apresentação..... Painel
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