Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3642

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rafaela de Andrade Paiva
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título Gênero textual e ensino: utilizando as sequências didáticas para o desenvolvimento de textos dissertativos nas aulas de produção textual
Resumo O presente trabalho foi elaborado a partir da pesquisa de iniciação científica, realizada com apoio financeiro do CNPQ, de minha autoria intitulada “Gênero textual e ensino: utilizando as sequências didáticas para o desenvolvimento de textos dissertativos nas aulas de produção textual”, que foi desenvolvida no período de agosto de 20014 a julho de 2015 e que teve como objetivo verificar a influência de uma sequência didática em aulas de redação, com o intuito de melhorar o domínio de gêneros textuais, em alunos do ensino médio de uma escola regular no interior de Minas Gerais. Sabe-se que muitos estudantes chegam ao ensino superior com certas dificuldades na escrita, pois o processo de produção textual não foi muito priorizado nas escolas regulares. O ensino da gramática, muitas vezes, toma o lugar da prática da escrita, dificultando o domínio do aluno em relação a diversos gêneros que poderão ser utilizados nas universidades.Logo, a relevância desse trabalho não está ligada somente com o levantamento de dados para o campo de pesquisa acadêmica, mas também está relacionada com a promoção de benefícios para a sociedade, uma vez que nos propomos a verificar o trabalho da produção textual na escola. Ao fazer uma intervenção nas escolas, nos preocupamos em formar cidadãos aptos para diversos cargos na sociedade, que exigem domínios de diversificadas práticas discursivas. Para tanto, nos pautamos na aplicação de uma metodologia organizada sistematicamente para o desenvolvimento da capacidade de domínio do aluno ao gênero apresentado, melhora nos mecanismo de coesão e coerência e a uma melhora da informatividade apresentada no texto. Os alunos produziram uma produção inicial, tiveram aulas sobre os tópicos ressaltados e fizeram uma produção final. Para a avaliação da pesquisa, fizemos uma comparação entre essas produções textuais. Após a aplicação e desenvolvimento da pesquisa, não obtivemos os resultados esperados, tendo em vista a pouca evolução na produção textual da maioria dos alunos, mas detectamos alguns resultados individuais positivos, o que merece ser mais investigado em trabalhos futuros.
Palavras-chave textualidade, sequências didáticas, dissertação
Forma de apresentação..... Oral
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