Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Carolina Santos Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Ana Paula Machado Gomes, LILIA LEANDRA DE AVILA, Rita Maria Sant'anna e Castro
Título Em casa, na rua ou no hospital: Toda criança tem direito de brincar!
Resumo Uma brinquedoteca é o lugar onde as crianças encontram ludicidade, prazer, autoconhecimento, afetividade, empatia, automotivação, criatividade, imaginação, sensibilidade e vivências corporais, facilitando o equilíbrio entre razão e emoção. Para falarmos de brinquedoteca é necessário discutirmos sobre a importância do brincar na vida da criança, uma vez que acreditamos que o início das relações entre a criança e o mundo se dá através do brincar. Brincando, a criança descobre e descobre-se, experimenta, conhece, cria, compreende e transforma o mundo, ou seja, começa lentamente a construir sua história (OLIVEIRA, 2000). Introduzir uma brinquedoteca na prática hospitalar, assegura uma maior possibilidade de humanização, uma forma diferenciada de ações terapêuticas utilizadas, influenciando dessa forma, o modo como a criança e seus acompanhantes irão se sentir durante o período de internação, podendo acelerar o processo de cura. No ano de 2006, iniciamos no Hospital São Sebastião, em Viçosa – MG, o Projeto de Extensão intitulado: Brinquedoteca Hospitalar: Uma Estratégia de Humanização às Famílias e Crianças Atendidas pelo Hospital São Sebastião em Viçosa, MG. Buscamos cada vez mais ampliar as formas de atendimento às crianças e seus acompanhantes, a fim de alcançar nosso objetivo: desenvolver atividades lúdicas junto às crianças internadas no Hospital São Sebastião,visando contribuir durante o processo de recuperação da criança, promovendo a humanização hospitalar e defendendo o direito de toda criança de brincar. Iniciamos as atividades diárias indo aos leitos para o preenchimento de uma ficha de identificação das crianças e acompanhantes, contendo nome, causa da internação, verificação de reincidência, dentre outras informações. Buscamos as crianças para irem ao espaço da Brinquedoteca, e quando a doença impõe alguma limitação, vamos até os leitos. Os jogos, brinquedos e livros que fazem parte do nosso acervo, são apresentadas para as crianças, que escolhem com o que desejam brincar. No decorrer do primeiro semestre de 2014 atendemos 92 crianças/acompanhantes, das quais 26 eram crianças reincidentes. As atividades são desenvolvidas em parceria com o projeto “A família no contexto hospitalar enquanto acompanhante das crianças internadas na pediatria do HSS,” com o intuito de conscientizar as famílias quanto a importância do brincar para a criança bem como a importância de brincar com a criança. Acreditamos que possibilitamos momentos de maior bem estar e tranquilidade às crianças e seus acompanhantes, contribuindo para o processo de cura das crianças, amenizando o sofrimento existente. Podemos reafirmar que as atividades lúdicas no hospital auxiliam na recuperação da criança, permitindo a interiorização e a expressão da vivência da criança doente por meio do jogo; possibilitando condições para elaborar a sua vivência e enfrentar, sem estresse e trauma, a situação da hospitalização e reduz o tempo de internação hospitalar (CARDOSO, 2001).
Palavras-chave Brinquedoteca, Lúdico, Criança
Forma de apresentação..... Painel
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