Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3602

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Filipe Iglesias de Almeida
Orientador TARCIZIO ANTONIO REGO DE PAULA
Outros membros Fernanda Rusth Costa Teixeira, Letícia Oliveira Soares, Sarah Fontes Reis
Título Assistência técnica frente à predação de animais domésticos por grandes felinos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
Resumo A Mata Atlântica é alvo de intensa ação antrópica, devido a isso seus fragmentos ainda preservados se limitam as Unidades de Conservação. Com a restrição geográfica que os animais silvestres são submetidos, ocorre uma aproximação entre eles e os animais de produção das propriedades que circundam essas áreas. Essa aproximação, associada à redução do número de presas naturais, estimula o uso desses animais como alimento pelos carnívoros silvestres. Neste sentido, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) frequentemente registra casos de predação de animais domésticos por felinos silvestres. Ao se realizar a perícia desses casos, observou-se que as propriedades atingidas se caracterizavam por produção familiar de baixa produtividade e pouca técnica. Com isso percebeu-se a necessidade de iniciar ações com o objetivo de reduzir os prejuízos causados pela predação desses carnívoros. A partir do início do projeto, já foram realizadas as perícias dos casos de ataque de onças-pardas, assistência técnica às propriedades atingidas, educação ambiental sobre a biologia da onça-parda, dias de campo, palestras administradas aos produtores locais sobre diversos assuntos de interesse dos mesmos. Durante o ano de 2014, foram feitas visitas às propriedades que tiveram casos de predação para avaliar se houveram novos ataques; visitas às propriedades que receberam orientações técnicas para saber sobre o desenvolvimento das ações e os resultados alcançados com elas; conversas com professores da UFV para administração de palestras no PESB; além da promoção de palestras e cursos no PESB, sobre os temas: “Implantação de piscicultura como fonte alternativa de renda na região da Serra do Brigadeiro”, palestra ministrada pelo Prof. Oswaldo Pinto Filho/UFV, e “Contenção de Bovinos”, curso oferecido a produtores rurais na comunidade de São Pedro do Glória, ministrado pelo Prof. Romeu Sampaio/UFV.
As atividades de educação ambiental foram desenvolvidas a partir de palestras e dias de campo, ocorridas no PESB e em escolas e munícipios do entorno do parque, como na comunidade de Alto Castelo, e no II ACAP (Ação Comunitária Ambiental Previncêndio) discutindo sobre o tema: “A importância dos carnívoros para conservação da biodiversidade”.
Através das visitas às propriedades e também das palestras e cursos realizados, conseguimos uma maior abertura da população local para conscientizá-los sobre a importância da conservação da biodiversidade, além de conseguirmos um melhor entendimento das necessidades técnicas que eles apresentavam.
Palavras-chave Felinos, Conservação, Mata Atlântica.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.