Resumo |
Este trabalho é fruto de um período de atividades elaboradas por alunos do curso de Ciências Sociais no PIBID de Sociologia, que tem suas atividades concentradas no ensino médio de algumas escolas estaduais de Viçosa. Durante este período na escola estadual Effie Rolfs, foram constatadas características próprias desta escola. Com base nestas características que diferenciam esta escola de outras é que buscamos pesquisá-la e tentar identificar os motivos destas distinções. Uma das principais distinções que foram notadas na escola, foi a criação e manutenção de um Grêmio estudantil. O Grêmio estudantil também existe em outras escolas em Viçosa, porém apenas no Effie Rolfs teve a criação de um estatuto pra legalizar a votação, esta votação foi essencial para a escolha dos representantes destes alunos. O Grêmio estudantil é garantido por lei e tem como objetivo ser a voz dos alunos da escola, organizar atividades culturais, dentre outras. Ele pode ser criado de vários modos e por diferentes agentes da escola, mas a peculiaridade aqui notada, é que a ideia sempre foi reivindicada pelos alunos, que receberam o apoio e incentivo de alguns funcionários e da diretoria da escola, o que de certo modo abriu as portas para a elaboração e construção de forma mais democrática possível. Precisamos levar em consideração alguns fatores e também alisarmos estes, para saber se realmente eles tiveram interferência nas peculiaridades que a escola apresenta. Destacamos, por exemplo, que esta escola tem uma localização diferenciada, visto que não pertence a nenhum bairro específico de Viçosa, e sim dentro da Universidade Federal de Viçosa, o que pode de algum modo levar aos alunos terem um contato maior com outras formas de participação estudantil que são maiores e mais presente no ambiente da universidade. Para que este trabalho fosse concluído foi muito importante a nossa vivência com os alunos participantes do grêmio, e isto se deu tanto no ambiente escolar, como também por intermédio das redes sociais. Além deste método de observação do processo de manutenção do grêmio, aplicamos um questionário onde os alunos foram questionados sobre o tema da participação, tanto política como também de militância. Avaliamos as efetividades dos projetos elaborados pelo grêmio, suas conquistas dentro da escola e como as demandas de seus colegas são repassadas e discutidas, para então sabermos se mesmo com suas diferenças, estas podem dar maior ou menor eficiência ao Grêmio. |