Resumo |
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o ensino de história pressupõe a formação de cidadãos para atingirem o livre exercício de sua cidadania. Porém, as questões em torno do que ensinar no currículo escolar estão diretamente ligadas ao projeto de cidadão que se pretende formar, no caso do Brasil, o modelo de cidadão colocado em destaque é um cidadão crítico e que esteja comprometido com os avanços da democracia e engajado nas lutas políticas e na participação e no respeito aos movimentos sociais, por isso, enaltecemos que as discussões a cerca do conceito de cidadania, ainda no 6º e 7º ano do ensino fundamental possibilitam que os alunos já se familiarizem com o assunto antes mesmo de terem direito de votarem nas eleições em esferas municipais, estaduais ou federais. Em síntese, objetivamos nesse trabalho, elaborar e aplicar um material lúdico e paradidático que facilite tanto ao professor quanto ao aluno no aprendizado do conceito de cidadania. Para tanto, nossa proposta se enquadra no uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e do aspecto lúdico como metodologia de ensino, possibilitando que o aluno melhor se aproxime do conteúdo e possibilite reflexão a cerca do mesmo. Nesse sentido, nos preocupamos tanto em desenvolver metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, que vão além das propostas curriculares de ensino dos PCNs e dos Currículos Básicos Comuns (CBC) de Minas Gerais, ou seja, no que tange o nosso esforço em possibilitar aos jovens (pré-adolescentes entre 11 e 12 anos de idade) o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao exercício de uma cidadania participativa, crítica e comprometida com os valores democrático; como também enaltecer a preocupação da disciplina de História na formação do sujeito e no entendimento da realidade a qual está inserido, a partir de questões do presente, possibilitando que o aluno tenha senso crítico em relação à realidade, não apenas às questões políticas, mas também às suas brincadeiras e suas formas de entretenimento, como desenhos animados, filmes, etc. |