Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3588

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Gestão de pessoas e cultura organizacional
Setor Departamento de Zootecnia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maykelly da Silva Gomes
Orientador CLAUDIA BATISTA SAMPAIO
Outros membros Ana Clara Oliveira Lopes, Bárbara Cristina Félix Nogueira, Breno de Castro Silva, Gustavo Campos Bueno Dias, Izabela Cristina Teixeira, Jéssica Marcela Vieira Pereira, Liliam Fontes Grossi Lino, William Heleno Mariano
Título Implementação do Balanced Scorecard como ferramenta estratégica
Resumo O Balanced Scorecard (BSC) surgiu na década de 90, de forma a suprir as necessidades por ferramentas mais efetivas de mensuração do desempenho uma organização visando à melhoria sob quatro perspectivas, sendo elas, de seus processos internos, a valorização do seu cliente, o aumento de sua capacidade de aprendizagem e crescimento e financeira. Com isso surgiu uma ferramenta gerencial que permite mapear a estratégia organizacional, diante dessas perspectivas, auxiliando a gestão estratégica e mensurando o desempenho das entidades tomando por base indicadores financeiros e não-financeiros. Para que uma empresa se mantenha no mercado, é necessário que ela tenha uma estratégia competitiva, a qual pode ter sido desenvolvida implícita ou explicitamente. A EJZ Consultoria, empresa júnior de zootecnia da UFV é uma associação civil, sem fins lucrativos, que visa, dentre outros benefícios, dar oportunidade aos graduandos do seu corpo gestor por meio de práticas empresariais e prestação de serviços da sua área de atuação e para uma empresa manter-se no mercado é essencial que seus gestores tenham consciência de que se faz necessário avaliações quantitativas e qualitativas de desempenho, para auxílio das decisões e ações corretivas. Sendo assim, um planejamento estratégico efetivo é essencial, que consiste em um processo que define as ações necessárias para enfrentar situações futuras e atingir metas, ou seja, o processo de desenvolvimento da estratégica com relação ao pretendido pela organização no ambiente que se encontra. Este compreende em auxiliar a tomada de decisões que afetam a empresa, bem como servir de guia para o direcionamento das ações, a fim de atingir a atual Visão da empresa. Foi elaborado o planejamento estratégico para o período de 2014 a 2016, onde foi estabelecido um final de semana para a atividade, reunindo o corpo gestor em uma imersão durante todo o dia, em ambos dias de atividades, sendo estes escolhidos após o período letivo, visto que os gestores são graduandos e o período escolar necessita de grande dedicação, física e mental, que não poderia se tornar um problema que prejudicasse a elaboração deste planejamento estratégico. O BSC foi a ferramenta selecionada para ser utilizada, já que integra diversas medidas de forma abrangente, simplificada, tangível e de fácil medição, No entanto, foi incluída uma quinta perspectiva ao BSC, a “perspectiva do MEJ”, que se refere ao próprio Movimento Empresa Júnior, na qual a empresa está inserida, para adequar a ferramenta à realidade do ambiente. Essa ferramenta tem auxiliado no direcionamento estratégico e estabelecimento de práticas que visem garantir o cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos, atingir metas, garantindo o sucesso, a estabilidade e a continuidade de gestão. Com isso, o BSC tem sido uma forte ferramenta de gestão, visto que traduz a estratégia da empresa em parâmetros mensuráveis, mostrando que as ações e decisões individuais geram impacto em toda a organização.
Palavras-chave MEJ, empresa júnior, planejamento estratégico
Forma de apresentação..... Painel
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