Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3586

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sabrina Lopes Nogueira da Silva
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Outros membros Taylla Cristina de Paula Silva
Título Experiências de mobilidade acadêmica internacional de estudantes da América Latina: o caso da UFV – Brasil e da Universidad de Caldas – Colômbia
Resumo As estratégias de internacionalização dos estudos, tais como a aprendizagem de um novo idioma, a escolarização em estabelecimentos internacionais “in loco” e a participação em programas de mobilidade acadêmica internacional, se apresentam como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea (NOGUEIRA, AGUIAR e RAMOS, 2008). Tais estratégias são utilizadas pelas famílias ao pensarem o presente escolar e o futuro profissional dos filhos. Elas estão ocorrendo com maior frequência, se ampliando a novos grupos sociais e, além disso, acontecendo ao longo de todos os níveis de escolarização (AGUIAR, 2009). Nessa perspectiva, a presente pesquisa analisou as experiências de estudantes provenientes de países da América Latina que realizaram mobilidade acadêmica na Universidad de Caldas – Colômbia no ano de 2012. A intenção de investigar as experiências dos sujeitos nos conduziu à adoção da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa que, de acordo com Martinelli (1999), busca significados, interpretações, entender os sujeitos e suas histórias. Os instrumentos de coleta de dados foram constituídos por questionários socioeconômico e entrevistas com questões semi-estruturadas. Inicialmente pretendia-se aplicar o questionário para os estudantes do Chile, Brasil e México, no entanto, apenas os estudantes dos dois últimos países se disponibilizaram a participar da entrevista. Os dados gerados na pesquisa indicaram que para os estudantes mexicanos, a escolha pela Colômbia como país de destino da mobilidade acadêmica aconteceu pelo fato desse país possuir como idioma oficial o mesmo do país de origem desses estudantes, uma vez que não dominavam outro idioma. Já para os brasileiros, a possibilidade de aprender um novo idioma figurou como um dos elementos que motivou a escolha da Colômbia. Mas, esses mesmos universitários indicaram também que o domínio do espanhol era mais viável que o idioma inglês, o que parece indicar, nesse caso, uma escolha negativa. Dentre as motivações citadas pelos estudantes, o fato de “conhecer uma nova cultura” e o “enriquecimento acadêmico” apareceram com maior frequência. De acordo com os estudantes pesquisados, a mobilidade acadêmica internacional proporcionou benefícios pessoais, acadêmicos e sociais. Dentre os benefícios pessoais; como, por exemplo,a “aquisição de uma nova cultura” e o “amadurecimento pessoal”. No que tange aos benefícios acadêmicos, os estudantes indicaram o “enriquecimento do currículo” e a “aprendizagem de novas matérias com enfoques diferentes”. Os estudantes também indicaram como um benefício o "aumento da rede de relações". Os estudantes investigados acreditam que essa rede de contatos os beneficiará futuramente, viabilizando, por exemplo, a realização de projetos internacionais. Os dados indicaram ainda que o recurso ao internacional, antes prerrogativa das classes dominantes, se apresenta como estratégia educativa utilizadas também por grupos menos privilegiados socialmente.
Palavras-chave Internacionalização dos estudos, experiência universitária, processos de formação universitária
Forma de apresentação..... Oral
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