Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3582

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Milena Frossard Valente
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Debora Kamasche Henrique de Souza, Rojane de Souza
Título Ensino de Libras para professores da rede pública
Resumo O presente artigo relata a experiência da parceria do projeto de Formação Inicial e Continuada de Professores em LIBRAS e a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD, da Universidade Federal de Viçosa, que promovem o aprendizado da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para professores e funcionários do ensino fundamental da rede pública, de forma a incluir no ensino regular crianças e adolescentes surdos, a partir da capacitação dos professores. A relevância do projeto se inicia a partir da demanda social e educacional, efetivando uma educação inclusiva levando em consideração a diversidade e a multiculturalidade que se fazem presentes na instituição básica. O objetivo do projeto é viabilizar o acesso ao uso da LIBRAS, capacitar os mesmos e criar novas estratégias e metodologias de ensino. Na perspectiva do projeto são realizadas aulas de semanais presenciais e à distância para os professores e funcionários da escola. O trabalho é baseado em pesquisa colaborativa, no qual todos os envolvidos participam da elaboração do material didático, do processo pedagógico e do processo de ensino/aprendizagem que se estabelece nos cursos que são oferecidos aos professores. Todas as ações que são adotadas pelos membros da equipe buscam novas metodologias e concepções sobre o ensino inclusivo, privilegiando a inserção da LIBRAS no processo da educação básica nas escolas da rede pública em Viçosa. Nas reuniões procuramos analisar os limites e as possibilidades do curso que é dado aos professores. São pensadas estratégias e atividades que viabilizem o aprendizado de forma que as ações e reflexões críticas possam ser desenvolvidas para o avanço da educação inclusiva no currículo, na sala de aula e no ambiente escolar, contemplando a realidade vivida pelos professores e alunos. As aulas são expositivas, com jogos e com atividades lúdicas. Na educação à distância contêm aulas virtuais, vídeos, atividades e textos complementares, postados em uma plataforma de ensino (PVANET). A equipe conta com graduandos e docentes da UFV e colaboradores externos que ministram as aulas. O projeto funciona numa via de mão dupla, no qual todos envolvidos aprendem e ensinam, interagem e convivem com a realidade de uma escola da educação básica de Minas Gerais. Os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios, pois os cursistas já conseguem ter uma reflexão crítica em relação à educação dos surdos, demonstram capacidade de ressignificar suas práticas pedagógicas, respeitar as particularidades dos alunos surdos, utilizar a LIBRAS nas aulas e estar atentos às novas metodologias. O acesso à internet, ao ambiente virtual (PVANet) e aos seus recursos didáticos fazem que os cursistas atualizem suas concepções sobre o ensino, construindo novas relações com as TICs e a aprendizagem ativa, reforçando a integração entre a teoria e a prática, desenvolvendo uma autonomia e uma emancipação dos cursistas acerca de sua aprendizagem e atuação pedagógica.
Palavras-chave Formação de Profeddores, Ensino, Libras
Forma de apresentação..... Painel
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