Resumo |
O presente artigo relata a experiência da parceria do projeto de Formação Inicial e Continuada de Professores em LIBRAS e a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD, da Universidade Federal de Viçosa, que promovem o aprendizado da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para professores e funcionários do ensino fundamental da rede pública, de forma a incluir no ensino regular crianças e adolescentes surdos, a partir da capacitação dos professores. A relevância do projeto se inicia a partir da demanda social e educacional, efetivando uma educação inclusiva levando em consideração a diversidade e a multiculturalidade que se fazem presentes na instituição básica. O objetivo do projeto é viabilizar o acesso ao uso da LIBRAS, capacitar os mesmos e criar novas estratégias e metodologias de ensino. Na perspectiva do projeto são realizadas aulas de semanais presenciais e à distância para os professores e funcionários da escola. O trabalho é baseado em pesquisa colaborativa, no qual todos os envolvidos participam da elaboração do material didático, do processo pedagógico e do processo de ensino/aprendizagem que se estabelece nos cursos que são oferecidos aos professores. Todas as ações que são adotadas pelos membros da equipe buscam novas metodologias e concepções sobre o ensino inclusivo, privilegiando a inserção da LIBRAS no processo da educação básica nas escolas da rede pública em Viçosa. Nas reuniões procuramos analisar os limites e as possibilidades do curso que é dado aos professores. São pensadas estratégias e atividades que viabilizem o aprendizado de forma que as ações e reflexões críticas possam ser desenvolvidas para o avanço da educação inclusiva no currículo, na sala de aula e no ambiente escolar, contemplando a realidade vivida pelos professores e alunos. As aulas são expositivas, com jogos e com atividades lúdicas. Na educação à distância contêm aulas virtuais, vídeos, atividades e textos complementares, postados em uma plataforma de ensino (PVANET). A equipe conta com graduandos e docentes da UFV e colaboradores externos que ministram as aulas. O projeto funciona numa via de mão dupla, no qual todos envolvidos aprendem e ensinam, interagem e convivem com a realidade de uma escola da educação básica de Minas Gerais. Os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios, pois os cursistas já conseguem ter uma reflexão crítica em relação à educação dos surdos, demonstram capacidade de ressignificar suas práticas pedagógicas, respeitar as particularidades dos alunos surdos, utilizar a LIBRAS nas aulas e estar atentos às novas metodologias. O acesso à internet, ao ambiente virtual (PVANet) e aos seus recursos didáticos fazem que os cursistas atualizem suas concepções sobre o ensino, construindo novas relações com as TICs e a aprendizagem ativa, reforçando a integração entre a teoria e a prática, desenvolvendo uma autonomia e uma emancipação dos cursistas acerca de sua aprendizagem e atuação pedagógica. |