Resumo |
Como bolsistas do PIBID/Educação Infantil desenvolvemos várias atividades lúdicas com as crianças na pré-escola na sede do Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes e na Unidade Silvestre. O Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes situada na Rua José dos Santos, nº 146, Centro, Viçosa, MG, foi criada para atender e ministrar a Educação Infantil nas modalidades de creche e pré-escola e Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, tendo como clientela os alunos das Escolas Municipais extintas, “Professora Maria José Santana” que ministrava a Educação Infantil e “Dona Nanete”, responsável pelo Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, escolas estas, que funcionavam no prédio do Colégio de Viçosa, a escola ainda atende nos bairros como unidades: Unidade Santo Antônio I; Unidade Santo Antônio II; Unidade Silvestre situado na Rua Serafim de Pinho Ferreira nº 186, Bairro Silvestre e Unidade Padre Álvaro Correa Borges. Na creche são crianças de 2 a 3 anos e meio de idade, são atendidos 178 alunos matriculados e oito turmas de tempo integral na pré-escola são treze turmas de 361 alunos matriculados tempo parcial, cinco turmas no 1º turno, oito turmas no 2º turno tempo integral, sete turmas no 1º período crianças de 4 a 5 anos, 2º período crianças com 5 anos sendo que deverão completar a idade até 30 de junho do ano em curso, respeitando o limite de 20 alunos no mínimo a 25 alunos por turma. Acreditando na necessidade de se trabalhar com projetos na educação infantil que favoreçam o desenvolvimento integral da criança estimulando, através das múltiplas linguagens, que elas conheçam e façam parte do mundo físico e social em sua volta, por meio de atividades lúdicas, prazerosas e significativas. No Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes as crianças escolheram o tema do projeto “Animais Domésticos”, sendo então confeccionados jogos e atividades para auxiliar uma maior compreensão pelas crianças a respeito do que são animais domésticos, que estimulassem o desenvolvimento integral e a construção de conhecimentos a respeito dos animais domésticos e também atividades que auxiliassem no desenvolvimento da linguagem matemática, linguagem oral e escrita, linguagem das ciências sociais e naturais, linguagem musical, corporal e dramática. Na Unidade Silvestre foi realizado a montagem do cantinho da leitura no qual era uma sala em desuso. Propomos a direção da escola a criação de um espaço lúdico onde as crianças pudessem usufruir dos materiais ali disponíveis como jogos, livros, pinturas entre outros. Consideramos de extrema importância atividades lúdicas que possibilitem o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico-motor, afetivo, social, cognitivo, moral e as diferentes linguagens de forma prazerosa. Com isso, o professor deve oferecer às crianças possibilidades de criar e recriar um mundo novo do qual ela sinta necessidade em fazer parte auxiliando a construção do seu conhecimento. |