Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3580

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Juliana Magalhães Dias
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Fernanda Aparecida da Silva Gomes, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Título A importância de ambientes e jogos lúdicos na educação infantil
Resumo Como bolsistas do PIBID/Educação Infantil desenvolvemos várias atividades lúdicas com as crianças na pré-escola na sede do Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes e na Unidade Silvestre. O Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes situada na Rua José dos Santos, nº 146, Centro, Viçosa, MG, foi criada para atender e ministrar a Educação Infantil nas modalidades de creche e pré-escola e Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, tendo como clientela os alunos das Escolas Municipais extintas, “Professora Maria José Santana” que ministrava a Educação Infantil e “Dona Nanete”, responsável pelo Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, escolas estas, que funcionavam no prédio do Colégio de Viçosa, a escola ainda atende nos bairros como unidades: Unidade Santo Antônio I; Unidade Santo Antônio II; Unidade Silvestre situado na Rua Serafim de Pinho Ferreira nº 186, Bairro Silvestre e Unidade Padre Álvaro Correa Borges. Na creche são crianças de 2 a 3 anos e meio de idade, são atendidos 178 alunos matriculados e oito turmas de tempo integral na pré-escola são treze turmas de 361 alunos matriculados tempo parcial, cinco turmas no 1º turno, oito turmas no 2º turno tempo integral, sete turmas no 1º período crianças de 4 a 5 anos, 2º período crianças com 5 anos sendo que deverão completar a idade até 30 de junho do ano em curso, respeitando o limite de 20 alunos no mínimo a 25 alunos por turma. Acreditando na necessidade de se trabalhar com projetos na educação infantil que favoreçam o desenvolvimento integral da criança estimulando, através das múltiplas linguagens, que elas conheçam e façam parte do mundo físico e social em sua volta, por meio de atividades lúdicas, prazerosas e significativas. No Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes as crianças escolheram o tema do projeto “Animais Domésticos”, sendo então confeccionados jogos e atividades para auxiliar uma maior compreensão pelas crianças a respeito do que são animais domésticos, que estimulassem o desenvolvimento integral e a construção de conhecimentos a respeito dos animais domésticos e também atividades que auxiliassem no desenvolvimento da linguagem matemática, linguagem oral e escrita, linguagem das ciências sociais e naturais, linguagem musical, corporal e dramática. Na Unidade Silvestre foi realizado a montagem do cantinho da leitura no qual era uma sala em desuso. Propomos a direção da escola a criação de um espaço lúdico onde as crianças pudessem usufruir dos materiais ali disponíveis como jogos, livros, pinturas entre outros. Consideramos de extrema importância atividades lúdicas que possibilitem o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico-motor, afetivo, social, cognitivo, moral e as diferentes linguagens de forma prazerosa. Com isso, o professor deve oferecer às crianças possibilidades de criar e recriar um mundo novo do qual ela sinta necessidade em fazer parte auxiliando a construção do seu conhecimento.
Palavras-chave Educação Infantil, Jogos lúdicos, Áreas de interesse
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.