Resumo |
Um processo é um grupo de atividades realizadas em uma sequência lógica, visando a produção de bem ou um serviço que ofereça valor para um grupo específico de clientes. No âmbito das empresas, para se obter uma gestão baseada em processos, é preciso primeiramente realizar o mapeamento dos processos que acontecem dentro da organização. O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem por finalidade promover a melhoria dos processos existentes ou a implantação de uma nova estrutura voltada para processos. O mapeamento auxilia a organização a enxergar claramente os pontos que precisam ser melhorados, tais como: complexidade na operação, redução de custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações, dentre outros. A ferramenta também permite a melhoraria do entendimento dos processos e aumento da performance da organização. Com a finalidade de otimizar os seus processos e tornar a sua gestão mais eficiente, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) vem implantando uma gestão pautada nos conceitos de gestão por processos. O CenTev/UFV é um órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional através do apoio e fomento ao empreendedorismo e inovação. Para tanto, o objetivo deste trabalho é apresentar a importância da gestão por processos nas organizações e as etapas de implantação da metodologia no CenTev. O projeto de implantação da gestão por processos tem como principais etapas: (1) ambientação da equipe do projeto de mapeamento à estrutura organizacional do CenTev, por meio de entrevistas e observações diretas, (2) identificação dos principais processos e atividades realizadas; (3) construção do mapa de valor de processos, destacando como ocorre a inter-relação entre os processos validados; (4) validação dos processos e atividades identificados; (5) mapeamento dos processos e detalhamento, através da elaboração de procedimentos operacionais padrões (POP’s), sendo esta uma das etapas mais importantes, pois é nela que se reduz a variabilidade dos processos que leva ao erro; (6) avaliação da diretoria e proposição de melhorias nos POP’s elaborados e; (6) treinamento e implantação dos processos estabelecidos. Os resultados obtidos com a implantação da gestão por processos possibilitaram a identificação de falhas e oportunidades de melhoria nos processos. O projeto também permitiu que os funcionários se apropriassem de uma visão sistêmica da organização. O mapeamento e a padronização dos processos do CenTev contribuiu para a manutenção e gestão do conhecimento dentro da organização, possibilitando o aumento da satisfação dos clientes, através dos diversos públicos que atende, e da equipe de colaboradores. |