Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3576

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Laís Lucena Gomes Martins
Orientador PROSPERO BRUM PAOLI
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Victor Lana Gonçalves
Título A educação para o lazer no Programa Segundo Tempo Universitário – relato de experiência na modalidade voleibol
Resumo Introdução: O Programa Segundo Tempo Universitário (PST-Universitário) é um programa do Ministério do Esporte em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, desde o ano 2012, que busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de estudantes universitários. O lazer nos seus Fundamentos Pedagógicos do PST é concebido como uma forma de vivenciar o esporte em seus sentidos mais amplos, não só buscando os diálogos possíveis com diversas manifestações, como também entendendo o fenômeno esportivo em si enquanto formação cultural. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo relatar a experiência enquanto monitor de esporte, na modalidade voleibol, no PST-Universitário e sua contribuição para o lazer. Descrição das principais ações: O programa busca oportunizar a vivência do o esporte dentro dos princípios educacionais, duas vezes por semana, com uma hora e meia de duração. As atividades são ministradas por estudantes de Educação Física (monitores de esporte) e o planejamento pedagógico são acompanhados pelos coordenadores do programa. No período letivo 2014-1 cerca de 90 estudantes de graduação e pós-graduação realizaram inscrição na modalidade, sendo necessário abrir outra turma para atendimento. As duas turmas se destacaram pela aderência dos beneficiados nas aulas, o que pode ser justificado pela experiência prévia dos monitores esportivos com a prática e ensino do vôlei. O ensino foi estruturado na perspectiva do esporte educacional, no qual se priorizava minijogos e brincadeiras, bem como a aplicação das regras. A estrutura das aulas era feita sempre em primeiro momento com alongamento e aquecimento, logo em seguida o ensinamento dos fundamentos e em algumas aulas, no final, havia o coletivo. Resultados alcançados: Observa-se que a pratica da modalidade voleibol tem aceitação e aderência no ambiente universitário, fato que contribuiu para o aumento expressivo no número de inscritos. Além disso, o programa contribuiu para que os beneficiados tivessem acesso a prática esportiva gratuita, orientada e sistematizada, e principalmente para aquisição de hábitos saudáveis; objetivos estes previstos nas Diretrizes do Ministério do Esporte. Conclusão: Em conformidade com os Fundamentos Pedagógicos, contribuiu também para o lazer, pois os beneficiados continuavam a prática pós-horários de aula e em horários alternativos aos finais de semana, e para construção e estabelecimento de laços sociais. Portanto, tornam-se indispensáveis que o planejamento pedagógico e estratégias pedagógicas sejam criativas e atendem as expectativas dos estudantes.
Palavras-chave PST, Lazer, Voleibol
Forma de apresentação..... Oral
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