Resumo |
Introdução: O Programa Segundo Tempo Universitário (PST-Universitário) é um programa do Ministério do Esporte em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, desde o ano 2012, que busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de estudantes universitários. O lazer nos seus Fundamentos Pedagógicos do PST é concebido como uma forma de vivenciar o esporte em seus sentidos mais amplos, não só buscando os diálogos possíveis com diversas manifestações, como também entendendo o fenômeno esportivo em si enquanto formação cultural. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo relatar a experiência enquanto monitor de esporte, na modalidade voleibol, no PST-Universitário e sua contribuição para o lazer. Descrição das principais ações: O programa busca oportunizar a vivência do o esporte dentro dos princípios educacionais, duas vezes por semana, com uma hora e meia de duração. As atividades são ministradas por estudantes de Educação Física (monitores de esporte) e o planejamento pedagógico são acompanhados pelos coordenadores do programa. No período letivo 2014-1 cerca de 90 estudantes de graduação e pós-graduação realizaram inscrição na modalidade, sendo necessário abrir outra turma para atendimento. As duas turmas se destacaram pela aderência dos beneficiados nas aulas, o que pode ser justificado pela experiência prévia dos monitores esportivos com a prática e ensino do vôlei. O ensino foi estruturado na perspectiva do esporte educacional, no qual se priorizava minijogos e brincadeiras, bem como a aplicação das regras. A estrutura das aulas era feita sempre em primeiro momento com alongamento e aquecimento, logo em seguida o ensinamento dos fundamentos e em algumas aulas, no final, havia o coletivo. Resultados alcançados: Observa-se que a pratica da modalidade voleibol tem aceitação e aderência no ambiente universitário, fato que contribuiu para o aumento expressivo no número de inscritos. Além disso, o programa contribuiu para que os beneficiados tivessem acesso a prática esportiva gratuita, orientada e sistematizada, e principalmente para aquisição de hábitos saudáveis; objetivos estes previstos nas Diretrizes do Ministério do Esporte. Conclusão: Em conformidade com os Fundamentos Pedagógicos, contribuiu também para o lazer, pois os beneficiados continuavam a prática pós-horários de aula e em horários alternativos aos finais de semana, e para construção e estabelecimento de laços sociais. Portanto, tornam-se indispensáveis que o planejamento pedagógico e estratégias pedagógicas sejam criativas e atendem as expectativas dos estudantes. |