Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3573

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Tatiane Mistica de Souza
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Jaqueline Miranda Barbosa
Título Intervenção Psicomotora em aluna com Ataxia Telangiectasia
Resumo Introdução: A síndrome de Louis Bar ou Ataxia Telangiectasia( A-T) é uma doença degenerativa rara, que acomete ambos os sexos e afeta o sistema nervoso e o sistema imunológico. Os sinais e sintomas mais característicos são a perda de equilíbrio, comprometimento da coordenação motora (Ataxia) e o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos nos brancos dos olhos (Telangiectasia). Objetivo: Verificar o impacto de um programa de intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento das valências psicomotoras de uma aluna com A-T. Principais ações: A a intervenções foram realizadas no Laboratório de Estimulação Psicomotora no Departamento de Educação Física, da Universidade Federal de Viçosa, no período de fevereiro a julho de 2014. A participante foi uma aluna de 8 anos, diagnosticada com Ataxia Telangiectasia, e as aulas foram ministradas por uma acadêmica da Educação Física, uma vez por semana com duração de 50 minutos. Durante os 2 primeiros meses os atendimentos foram individualizados, mas a partir do terceiro mês optou-se pela realização da aula com outra aluna da mesma idade em virtude da grande timidez e dificuldade de socialização da participante. As atividades lúdicas desenvolvidas buscavam melhorar o desempenho da mesma nos diversos fundamentos psicomotores dando ênfase no equilíbrio. Relatórios foram produzidos após cada atendimento para posterior análise. Estas informações foram complementadas por conversas informais com o responsável sobre o comportamento diário dos indivíduos dentro do contexto familiar. Resultados: A análise dos relatórios permitiu constatar ganhos importantes para o desenvolvimento da aluna. Esta apresentou melhora no equilíbrio, pois inicialmente desequilibrava-se 10 vezes para se deslocar ao longo de toda trave de equilíbrio, necessitava de apoio da professora para conclusão da tarefa. Atualmente já é capaz de caminhar ao longo da trave sem ajuda e desequilibra apenas 4 vezes. Outra melhora relevante foi em relação à comunicação e interação com a professora e a outra colega. Durante os primeiros atendimentos a aluna quase não se comunicava, limitando-se a usar apenas as palavras “sim” ou “não”, mas no decorrer das aulas começou a utilizar frases completas e atualmente se mostra mais participativa e comunicativa. Além disso, segundo relatos da mãe, a aluna também melhorou a socialização em ambiente escolar e já demonstra certa independência, solicitando à mãe que a deixe realizar determinadas tarefas sem ajuda, como tomar banho, descer as escadas do ônibus entre outras. Anteriormente, a mãe auxiliava em praticamente todas as atividades diárias e durante a marcha. Conclui-se que as intervenções são relevantes para o desenvolvimento das habilidades funcionais de indivíduos com A-T, contribuindo para uma maior participação dos mesmos nos diferentes contextos sociais. Além disso, é importante que o professor esteja a todo o momento orientando os familiares sobre a progressão da doença e como retardar eventuais perdas motoras.
Palavras-chave Ataxia-Telangiectasia, Estimulação psicomotora, Educadora Física
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.