Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3567

ISSN 2237-9045
Instituição Escola de Estudos Superiores de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Contabilidade gerencial, pública, controladoria e finanças
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor PRISCILA FRAIZ DE PAULA
Orientador EVANDRO RODRIGUES DE FARIA
Outros membros MARIANE CAROLINA DO VALE GOMES
Título Fatores determinantes para a qualidade no provimento da educação nos Municípios Mineiros
Resumo A pesquisa objetivou avaliar quais são os fatores determinantes da variação da qualidade no provimento de educação pública tomando como referência do estudo os municípios do estado de Minas Gerais. Para a operacionalização da pesquisa, foram utilizados dados secundários e informações de organismos oficiais extraídos da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN), dados contidos no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) da Fundação João Pinheiro (FJP), além do EDUDATA Brasil. Para quantificar a influência das variáveis preditoras na variação dos indicadores de qualidade na educação dos municípios estudados foram realizadas análises multivariadas com destaque para as análises de correlação e de regressão linear múltipla. Os modelos foram estimados pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) por ser o mais utilizado em ciências sociais aplicadas. A população utilizada para a pesquisa foram todos os municípios mineiros que possuem os dados do IMRS (Índice Mineiro de Responsabilidade Fiscal) do ano de 2008 e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Desse modo, a pesquisa é caracterizada como amostra intencional, já que foram excluídos aqueles municípios que apresentarem apenas um dos dados necessários ou nenhum, sendo assim, foram analisados 265 municípios mineiros. Como resultados, observa-se que as variáveis que possuem maior intensidade de relação são, respectivamente, analfabetismo, frequência escolar, gastos per capita com educação e acesso a laboratório de informática com acesso a internet, que conjuntamente apresentam o maior poder de explicação, tendo um R2 ajustado de 70,7%. Todos os pressupostos estatísticos da regressão foram atendidos. A partir dos resultados sugere-se que os municípios além de aumentar o esforço orçamentário na educação, devem incentivar uma maior frequência dos alunos, investir em laboratórios de informática, criem políticas para acabar com o analfabetismo, com o objetivo de maximizar a qualidade dos serviços prestados.
Palavras-chave Finanças Públicas, qualidade, educação pública
Forma de apresentação..... Painel
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