Resumo |
A pesquisa objetivou avaliar quais são os fatores determinantes da variação da qualidade no provimento de educação pública tomando como referência do estudo os municípios do estado de Minas Gerais. Para a operacionalização da pesquisa, foram utilizados dados secundários e informações de organismos oficiais extraídos da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN), dados contidos no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) da Fundação João Pinheiro (FJP), além do EDUDATA Brasil. Para quantificar a influência das variáveis preditoras na variação dos indicadores de qualidade na educação dos municípios estudados foram realizadas análises multivariadas com destaque para as análises de correlação e de regressão linear múltipla. Os modelos foram estimados pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) por ser o mais utilizado em ciências sociais aplicadas. A população utilizada para a pesquisa foram todos os municípios mineiros que possuem os dados do IMRS (Índice Mineiro de Responsabilidade Fiscal) do ano de 2008 e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Desse modo, a pesquisa é caracterizada como amostra intencional, já que foram excluídos aqueles municípios que apresentarem apenas um dos dados necessários ou nenhum, sendo assim, foram analisados 265 municípios mineiros. Como resultados, observa-se que as variáveis que possuem maior intensidade de relação são, respectivamente, analfabetismo, frequência escolar, gastos per capita com educação e acesso a laboratório de informática com acesso a internet, que conjuntamente apresentam o maior poder de explicação, tendo um R2 ajustado de 70,7%. Todos os pressupostos estatísticos da regressão foram atendidos. A partir dos resultados sugere-se que os municípios além de aumentar o esforço orçamentário na educação, devem incentivar uma maior frequência dos alunos, investir em laboratórios de informática, criem políticas para acabar com o analfabetismo, com o objetivo de maximizar a qualidade dos serviços prestados. |