Resumo |
Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) vêm assumindo importância crescente no mundo, fortalecendo o conceito de cuidar e não somente de curar. Contudo, quanto à formação, observa-se a lacuna existente na graduação acerca desta temática para capacitação de futuros profissionais de saúde. Como consequência, frequentemente, pacientes sem proposta de tratamento modificador de doença são mal assistidos em hospitais, recebendo terapêutica inadequada e desproporcional. Visando a uma melhor compreensão dessa forma de cuidar, a Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica- Karkínos, em exercício desde de 2012, realizou um curso de CP para acadêmicos. Objetivos: Relatar a experiência de um curso multidisciplinar de CP da Liga Karkínos ministrado para estudantes de graduação da área da Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Descrição das principais ações: Foram realizadas 10 reuniões no formato exposição-dialogada, acerca de tópicos básicos dos CP, como: Reflexões sobre a morte; Fases do Luto; Conceitos, Princípios e Métodos de Avaliação em CP; Abordagem e tratamento de sintomas, Comunicação e Conceitos Éticos; e Abordagem Familiar. Além dos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina, participaram profissionais de outras áreas como: Educação Física, Fisioterapia e Medicina Tradicional Chinesa, o que contribuiu para a multidisciplinaridade inerente aos CP. Os instrumentos avaliativos foram relatórios em dupla ou individuais e uma avaliação final em pequenos grupos. Os relatórios basearam-se em filmes que tratavam da morte e/ou contextos de cuidados de saúde capazes de gerar discussão a respeito do tema dos CP. A avaliação final, constituiu-se de situações clínicas simuladas, nas quais foram avaliadas as habilidades de comunicação em equipe, no contexto de más-notícas, bem como a coleta de dados biográficos e da cronologia da doença atual e tratamentos realizados; avaliação funcional (instrumento: Palliative Performance Scale 2); avaliação de sintomas (instrumento: Edmonton Symptom Assessment Scale) ; mapeamento da impressão e do prognóstico do estado de saúde do paciente; e construção de um plano de cuidados. Resultados alcançados até o momento: Durante o curso, observou-se, por relatos dos discentes e nas avaliações,um redimensionamento da visão da morte, bem como da importância de se cuidar de pacientes e familiares com indicação de CP com primor e de modo multidisciplinar. No exercício de simulação foi observado um empenho unânime por parte de todos em em acolher o "paciente" de forma humanizada, coerente e tecnicamente correta. Conclusões: A construção desta experiência demonstrou a viabilidade de sua elaboração no contexto multidisciplinar, como importante instrumento de formação para graduação. Neste sentido, gerou um espaço para discussão ausente até então, sobre o desenvolvimento de habilidades no contexto da terminalidade, na formação acadêmica nos cursos da área da saúde. |