Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3562

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Márcia Aparecida Rodrigues Silva
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Avaliação de desempenho individual e suas movimentações inerentes produzidas na escola
Resumo O poder produz saber; poder e saber estão diretamente implicados; não há relação de poder sem constituição correlata de um campo de saber; também não há saber sem que haja ou se constituam, ao mesmo tempo, relações de poder.
(FOUCAULT, 20089, p.33)

RESUMO: O presente artigo objetiva identificar os saberes e fazeres produzidos no cotidiano escolar de uma escola, tendo em vista as movimentações produzidas pela Avaliação de Desempenho Individual (ADI), implantada no Estado de Minas Gerais a partir do ano de 2003 e aplicada aos profissionais da educação, bem como sua influência nas relações de poder produzidas no interior do espaço escolar. Da mesma forma, objetiva verificar possibilidades e limites enfrentados pelo gestor e professores ao realizar a ADI e dar visibilidade ás movimentações inerentes ao processo de implantação do programa de Avaliação de Desempenho Individual produzidas na escola. Acreditamos na hipótese de que a ADI afeta a subjetividade do professor efetivo em escolas públicas na rede estadual de Minas Gerais, na medida em que impõe a estes novas exigências no âmbito de sua atuação. Para tanto realizamos uma revisão bibliográfica á respeito do Programa ADI utilizando-se da leitura de documentos oficiais sobre a Avaliação de Desempenho Individual, como manuais da ADI e pasta/arquivo de avaliações anteriores, que buscam compreender os (des)caminhos desse programa no Estado de Minas Gerais e realizamos observações em uma escola pública estadual da cidade de Viçosa/MG durante três semanas no turno da manhã, além de realizar entrevistas semiestruturadas ao gestor escolar e duas professoras. Os resultados apontam certo incômodo provocado pela forma como a avaliação é aplicada. Há depoimentos que dizem a respeito do desconforto causado, uma vez que o uso que se pode fazer da mesma é incerto, podendo até mesmo ser usada como punição. Concluímos que a ADI divide opiniões no cotidiano escolar, interfere nas relações dos sujeitos da escola isso porque é caracterizado pela necessidade dos resultados das avaliações e suas metas e isso têm provocado mudanças tanto na convivência quanto nas condições de trabalho desses sujeitos. Isso porque muitas vezes os resultados das avaliações externas são usados para dizer quem é ou não apto, capaz, autônomo o suficiente para exercer determinada função na sociedade.
Palavras-chave Avaliação de Desempenho Individual, Cotidiano Escolar, Relação de poder.
Forma de apresentação..... Oral
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