Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3556

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Linara Moreira Perim
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Jaqueline Salgado Lopes, Renata Machado Teixeira, Sabrina Souza Corrêa
Título Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados - UFV
Resumo O Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, foi idealizado com a finalidade de democratizar o acesso a prática e a cultura do Esporte, buscando a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens, possibilitando o desenvolvimento integral principalmente em áreas de vulnerabilidade social. No ano de 2010 o programa foi ampliado com Programas Especiais, dentre eles o Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados (PSTEA). Em 2011, a Universidade Federal de Viçosa foi contemplada com o edital de chamada pública, e o programa objetiva democratizar o acesso ao esporte educacional às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, na faixa etária de 6 a 24 anos e contribuir com o processo inclusivo. O período de implementação iniciou em abril de 2012 e a ordem de inicio no mês de setembro, sendo o término do ciclo pedagógico deste convênio em julho de 2014. A equipe de trabalho é composta por dois coordenadores formados em Educação Física e cinco monitores estudantes de graduação. As principais ações foram atividades esportivas e complementares, grupos de estudos, reuniões pedagógicas e administrativas. As intervenções esportivas consistiam em aulas três vezes por semana com duração de 2 horas, organizadas em ciclos pedagógicos de três meses, com o enfoque educacional. Em todos os ciclos foram desenvolvidas uma modalidade individual e duas coletivas, conforme previsto nas diretrizes do programa. As atividades complementares consistiam em momentos que oportunizassem aos beneficiados o acesso aos mais diferentes temas, como educação ambiental, higiene, cultura, além de dinâmicas de grupo com os pais. As reuniões pedagógicas objetivavam discutir questões referentes à elaboração, planejamento e realização das aula; já as reuniões administrativas priorizavam aspectos relativos à organização do programa, cadastros de alunos e relatórios para acompanhamento do progresso; e, os grupos de estudos objetivavam propiciar aos recursos humanos a capacitação adequada para atuar com as especificidades do programa e pessoas com deficiência. Para se avaliar o impacto do programa para os beneficiados, em cada modalidade esportiva, ao final de cada ciclo aplicavam-se questionários disponibilizados nos Fundamentos Pedagógicos do Programa, propostos pelo Ministério do Esporte. Para a avaliação das atividades complementares, estruturou-se um questionário para verificar a satisfação dos participantes e de seus cuidadores com as atividades desenvolvidas durante o programa. Diante do exposto e do relato elaborado pelos pais e/ou cuidadores feitos ao final do programa, pode-se observar que o programa tem oportunizado a vivência das práticas esportivas de cunho educacional, de interação e de cooperação entre os participantes, especialmente para consolidação de processos inclusivos e a formação social dos beneficiados, fatores imprescindíveis para o desenvolvimento integral do indivíduo.
Palavras-chave Programa Segundo Tempo, Esporte Educacional, Educação Física Adaptada
Forma de apresentação..... Painel
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