Resumo |
O Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, foi idealizado com a finalidade de democratizar o acesso a prática e a cultura do Esporte, buscando a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens, possibilitando o desenvolvimento integral principalmente em áreas de vulnerabilidade social. No ano de 2010 o programa foi ampliado com Programas Especiais, dentre eles o Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados (PSTEA). Em 2011, a Universidade Federal de Viçosa foi contemplada com o edital de chamada pública, e o programa objetiva democratizar o acesso ao esporte educacional às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, na faixa etária de 6 a 24 anos e contribuir com o processo inclusivo. O período de implementação iniciou em abril de 2012 e a ordem de inicio no mês de setembro, sendo o término do ciclo pedagógico deste convênio em julho de 2014. A equipe de trabalho é composta por dois coordenadores formados em Educação Física e cinco monitores estudantes de graduação. As principais ações foram atividades esportivas e complementares, grupos de estudos, reuniões pedagógicas e administrativas. As intervenções esportivas consistiam em aulas três vezes por semana com duração de 2 horas, organizadas em ciclos pedagógicos de três meses, com o enfoque educacional. Em todos os ciclos foram desenvolvidas uma modalidade individual e duas coletivas, conforme previsto nas diretrizes do programa. As atividades complementares consistiam em momentos que oportunizassem aos beneficiados o acesso aos mais diferentes temas, como educação ambiental, higiene, cultura, além de dinâmicas de grupo com os pais. As reuniões pedagógicas objetivavam discutir questões referentes à elaboração, planejamento e realização das aula; já as reuniões administrativas priorizavam aspectos relativos à organização do programa, cadastros de alunos e relatórios para acompanhamento do progresso; e, os grupos de estudos objetivavam propiciar aos recursos humanos a capacitação adequada para atuar com as especificidades do programa e pessoas com deficiência. Para se avaliar o impacto do programa para os beneficiados, em cada modalidade esportiva, ao final de cada ciclo aplicavam-se questionários disponibilizados nos Fundamentos Pedagógicos do Programa, propostos pelo Ministério do Esporte. Para a avaliação das atividades complementares, estruturou-se um questionário para verificar a satisfação dos participantes e de seus cuidadores com as atividades desenvolvidas durante o programa. Diante do exposto e do relato elaborado pelos pais e/ou cuidadores feitos ao final do programa, pode-se observar que o programa tem oportunizado a vivência das práticas esportivas de cunho educacional, de interação e de cooperação entre os participantes, especialmente para consolidação de processos inclusivos e a formação social dos beneficiados, fatores imprescindíveis para o desenvolvimento integral do indivíduo. |