Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3555

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paula Ribeiro Mota
Orientador FLÁVIA DINIZ VALADARES
Outros membros Isabela Rossi Oliveira, Isadora Senra de Souza Resende, José Reinaldo de Oliveira Júnior, Juliana Cristina de Oliveira, Luiza de Melo Cerqueira, Priscila Ferreira Alves, Samara de Quadros Lobê
Título “Papilomavírus humano (hpv), o que precisamos saber?”: estações informativas em uma instituição de ensino fundamental
Resumo Introdução: Informação em saúde é sabidamente um fator crucial da prevenção de diversos agravos, bem como um aspecto fundamental ao esclarecimento da população acerca dos procedimentos implementados sobre seus organismos para promoção de sua saúde. Com base nessa premissa, membros da Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica Karkínos- UFV elaboraram estações informativas em uma instituição de ensino fundamental abordando a temática do Papilomavírus Humano (HPV). Objetivos: Difundir informações sobre o HPV e suas repercussões sobre a saúde humana e os métodos de prevenção para estudantes com idade entre 9 e 14 anos, grupo etário que contém a população direcionada a vacinação contra HPV recentemente implementada na rede de saúde do Brasil. Descrição das principais ações: Com base do conhecimento da faixa etária do público alvo, a metodologia implementada objetivou a abordagem comunicativa, buscando-se estabelecer uma linguagem adequada e proporcional à idade e contexto dos estudantes. O espaço reservado para a equipe da Liga foi demarcado com o título: “HPV: O que precisamos saber?” e foi constituído por quatro estações, assim intituladas: (1) O que é?; (2) Como se pega?; (3) O que o HPV causa? e (4) Como prevenir?. Cada estação continha materiais e membros da Liga à disposição para de esclarecer dúvidas e fornecer informações de modo claro e ilustrativo. O alunos passavam por todas as estações e ao final, recebiam um material educativo impresso sobre a vacinação de prevenção do HPV. Resultados alcançados até o momento: Durante a atividade, os alunos mostraram-se participativos e interessados, fazendo perguntas, expondo alguns relatos e realizando procedimentos como a colocação de preservativos em modelos anatômicos e manuseio de material médico utilizado na coleta de amostra para a realização do exame de citologia oncótica, popularmente conhecido como “Papanicolau” ou “Preventivo”. A entrega do material educativo sobre a vacinação fomentou as trocas de saberes. Conclusões: A metodologia em pauta permitiu ao público alvo ter acesso a informações relevantes sobre o HPV, as doenças que causa e os métodos disponíveis para sua prevenção. A vivência oriunda dessa atividade permitiu aos membros da Liga aproximar-se do contexto da população local e verificar o potencial de atuação do graduando sobre a comunidade externa à universidade.
Palavras-chave HPV, escola, prevenção
Forma de apresentação..... Painel
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