Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3554

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Marcos Aurelio Freire Ferraz Passos
Orientador DENILSON EDUARDO RODRIGUES
Título Sistema de Medição de Velocidade do Veiculo UFVBaja
Resumo Esse projeto tem como objetivo desenvolver um sistema capaz de identificar a velocidade do veículo off-road, como o UFVBaja. A possibilidade de mensurar essa medida, velocidade, pode ser feita de inúmeras formas. Marcação de tempo por um cronômetro já medida a distância e verificar a velocidade, por recursos embarcados, como o sensor indutivo,LM 12, de velocidade, ou até de forma estática que foi escolhida, a com sensor de barreira. Para esta tarefa foi necessário coletar as interrupções de sinais do sensor de barreira, assim como o processamento dos mesmos e ainda mostrar esses valores, que neste caso foi utilizado display de lcd de 16x2, mas poderia também ser mostrado em dois displays de 7 segmentos como unidade para um display e dezena para o outro. Para coletar os dados foi utilizado um controlador da microchip, da família de 40 pinos, o 18f4550, onde ele recebeu os sinais dos sensores e entrou em suas rotinas de funcionamento, rotinas de interrupção. Ainda assim, foi utilizado duas fontes de tensão contínuas e tensão contínua variável, para os sensores foi utilizado os de barreira ativo até 60 metros, sensíveis a luz solar diretamente e por qualquer obstáculo em sua proximidade que pudesse sensibilizar estes sensores. Então avaliou-se a sensibilidade do sensor e percebeu-se que calibrando-o é possível sim ter-se um sistema de medição de velocidade com os sensores, já que seu tempo de estouro é maior do que a passagem do carro por estes. É possível se ter um sistema não só para velocidades instantâneas, mas velocidades médias também, utilizando dois pares de sensores. Vale ressaltar que esse sistema de medição de velocidade é para baixas velocidades, até no máximo 24,84km/h, sendo assim, pode-se estabelecer uma margem de segurança para melhor certeza do sistema, como 24km/h. Mesmo que o veículo UFVBaja chegar a velocidades superiores a essa, como 2 vezes até 2,5 vezes a mais, o sistema é válido pois, pode ser usado em provas de curta distância, a exemplo da avaliação que é feita nas competições regionais e nacionais da SAE(society of automotive engineers) Brasil de aceleração, onde a distância é de 30 metros. Para os outros 70 metros formando assim, os totais 100 metros da avaliação de top speed em dois trechos distintos, temos a possibilidade de utilizar esse sitema.
Palavras-chave Medição, Velocidade, BAJA
Forma de apresentação..... Painel
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