Resumo |
Esse projeto tem como objetivo desenvolver um sistema capaz de identificar a velocidade do veículo off-road, como o UFVBaja. A possibilidade de mensurar essa medida, velocidade, pode ser feita de inúmeras formas. Marcação de tempo por um cronômetro já medida a distância e verificar a velocidade, por recursos embarcados, como o sensor indutivo,LM 12, de velocidade, ou até de forma estática que foi escolhida, a com sensor de barreira. Para esta tarefa foi necessário coletar as interrupções de sinais do sensor de barreira, assim como o processamento dos mesmos e ainda mostrar esses valores, que neste caso foi utilizado display de lcd de 16x2, mas poderia também ser mostrado em dois displays de 7 segmentos como unidade para um display e dezena para o outro. Para coletar os dados foi utilizado um controlador da microchip, da família de 40 pinos, o 18f4550, onde ele recebeu os sinais dos sensores e entrou em suas rotinas de funcionamento, rotinas de interrupção. Ainda assim, foi utilizado duas fontes de tensão contínuas e tensão contínua variável, para os sensores foi utilizado os de barreira ativo até 60 metros, sensíveis a luz solar diretamente e por qualquer obstáculo em sua proximidade que pudesse sensibilizar estes sensores. Então avaliou-se a sensibilidade do sensor e percebeu-se que calibrando-o é possível sim ter-se um sistema de medição de velocidade com os sensores, já que seu tempo de estouro é maior do que a passagem do carro por estes. É possível se ter um sistema não só para velocidades instantâneas, mas velocidades médias também, utilizando dois pares de sensores. Vale ressaltar que esse sistema de medição de velocidade é para baixas velocidades, até no máximo 24,84km/h, sendo assim, pode-se estabelecer uma margem de segurança para melhor certeza do sistema, como 24km/h. Mesmo que o veículo UFVBaja chegar a velocidades superiores a essa, como 2 vezes até 2,5 vezes a mais, o sistema é válido pois, pode ser usado em provas de curta distância, a exemplo da avaliação que é feita nas competições regionais e nacionais da SAE(society of automotive engineers) Brasil de aceleração, onde a distância é de 30 metros. Para os outros 70 metros formando assim, os totais 100 metros da avaliação de top speed em dois trechos distintos, temos a possibilidade de utilizar esse sitema. |