Resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar como o sucesso da comunicação externa é possibilitado pela fluidez e agilidade da comunicação interna de uma organização, mais especificamente, do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), utilizando o trabalho colaborativo da equipe como método de atração do público-alvo. O CenTev é um órgão vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV), que tem como missão promover a interação entre a academia, o setor público, as empresas privadas e a sociedade, criando caminhos para o desenvolvimento de Viçosa e região. Ele é composto pelas unidades: Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), Central de Empresas Juniores (CEMP) e Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE); que juntas constituem um ambiente de empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para a realização deste trabalho, foi necessário coleta, análise e tratamento dos dados referentes aos acessos realizados no site facebook, com o intuito de dimensionar o alcance e impacto das publicações relacionadas ao CenTev e suas unidades, e o que eles representam em termos de visibilidade e perfil do público-alvo. Para atingir seu público-alvo, o CenTev estabelece uma comunicação estratégica via Internet, com o intuito de ampliar a participação da UFV no processo de aprimoramento tecnológico nacional, atrair novas empresas para o tecnoPARQ, criando novos negócios para todas as unidades do CenTev, e desenvolver ações socioeducativas, propiciando a geração de resultados com maior eficiência. Tal comunicação está pautada no interesse e na linguagem do receptor. Por se tratar de um nicho específico, é necessário que os profissionais se apropriem do domínio de termos presentes no cotidiano do público-alvo. Nesse sentido, os comunicadores do CenTev buscam, na colaboração com as empresas vinculadas, expandir seus conhecimentos. As notícias são publicadas em diversas plataformas virtuais, visando ampla visibilidade. O CenTev possui portal web na rede, no qual são veiculadas notícias, eventos e informações de interesse geral. Possui também interface com diversos mecanismos de interação social, dentre eles: página e perfil no site de relacionamentos facebook; conta na rede social e servidor para “microblogging” twitter; páginas na rede de negócios Linked.In; e canal no site Youtube. Através destes meios de divulgação, formas de relacionamento com o público e de análises dos fatos mais atrativos, assim como o jeito de informar e o horário em que há mais visualizações de notícias, o CenTev vem conquistando um alcance cada vez maior e eficaz. Só neste ano, mais de 400 pessoas curtiram a página do CenTev para receber atualizações diárias. A Instituição ainda possui um número considerável de parceiros que ajudam na exposição e aumentam a credibilidade do CenTev. |