Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3542

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Departamento de Química
Bolsa FAPEMIG/Balcão
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Laurence Souza Vieira
Orientador ANDRE FERNANDO DE OLIVEIRA
Outros membros ANTONIO AUGUSTO NEVES, Carlos Eduardo Oliveira Andrade, MARIA ELIANA LOPES RIBEIRO DE QUEIROZ
Título Desenvolvimento de método espectrofotométrico para determinação de EDTA.
Resumo O EDTA é um importante ligante com inúmeras aplicações analíticas ou industriais, devido às elevadas constantes de estabilidade com a maioria dos metais. O EDTA apresenta 6 grupos ácido-base, sendo 4 grupos carboxílicos (com um grupo forte) e 2 grupos amínicos. O EDTA totalmente desprotonado é o ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação e assim, usualmente forma complexos 1:1.
Entretanto, o EDTA tem sido considerado um poluente orgânico emergente, devido seu presença em diversos produtos industrializados de uso comum, tais como shampoos. Com o descarte desses produtos, o EDTA atinge estações tratamento onde não é destruídos nem deslocado para fase sólida. Além disso, o uso do potencial do EDTA para facilitar a absorção de metais em plantas também exige seu monitoramento no ambiente. Por isso tem-se buscado o desenvolvimento de métodos analíticos . Há poucos métodos para sua determinação, devido a sua baixa absortividade molar e a presença de carga em uma ampla faixa de pH.
Neste trabalho foi desenvolvido um método indireto espectrofotométrico para determinação de EDTA através da descolorimetria da solução do complexo Fe (II)-ortofenantrolina em 520 nm. O método foi otimizado com auxílio de uma Matriz Doehlert de 3 variáveis, para estudo do pH, concentração de ferro (II) e de EDTA. Após a otimização, o ponto ótimo foi obtido e o método caracterizado nessas condições experimentais. A curva analítica obtida, portanto, apresentou um comportamento linear com bom ajuste (R2 = 0,993 e desvio padrão do resíduo igual a 0,0034) em 520 nm. A sensibilidade analítica foi de -0,0052 L mol(-1), com uma faixa analítica de 0,98 umol L-1 a 20 umol L-1. A repetitividade foi de 3,8 % para a concentração de 1,0 umol L-1. Foi avaliada a interferência de metais de transição e uma coluna quelante Chelex 100 foi utilizada para minimizar esse tipo de interferência. O método foi aplicado em amostra de solo em Viçosa/MG e foi observada uma recuperação de 82,8 % (N=2).
Palavras-chave Método espectrofotométrico, EDTA, Matriz Doehlert.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.