Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3540

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Grégory Hallé Petiot
Orientador ISRAEL TEOLDO DA COSTA
Título Objetos interativos para auxiliar o ensino da tática no futebol: o caso Sphero
Resumo O uso de tecnologias no treino do futebol têm sido estudado para verificar o impacto sobre o desempenho dos jogadores de futebol. Este estudo teve como objetivo experimentar um instrumento interativo como ferramenta de suporte para o ensino da tática em uma equipe de futebol. Um procedimento quase-experimental, com avaliação pré e pós teste, foi utilizado para comparar 245 auto-avaliações realizadas por 14 jogadores de uma equipe amadora Sub-14 do Canadá. Um brinquedo teleguiado chamado Sphero foi adaptado ao contexto específico do treinamento para auxiliar na capacidade de imaginar e reproduzir externamente aspectos relativos ao ensino da tática. Quatro diretrizes foram avaliadas em dois jogos para comparar o desempenho tático dos jogadores depois de cinco semanas de treino específico. Os jogadores avaliaram a compreensão e a execução das diretrizes dadas antes dos jogos. O técnico avaliou cada jogador segundo cada diretriz e forneceu uma análise subjetiva dos jogos. Os resultados finais dos jogos também foram considerados. Foi realizada estatística descritiva (médias e desvios-padrão) e foi utilizado o teste Wilcoxon (z) para comparações de pares. Um nível de significância de 0,05 foi adotado. Não foi encontrada diferença significativa entre as avaliações de compreensão. Diferenças foram encontradas entre as avaliações de compreensão e execução, qualificando a percepção dos conhecimentos declarativo e processual. Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas na avaliação do treinador quanto a realização de três diretrizes. No segundo jogo, puderam ser observadas melhorias estatisticamente significativas quanto às diretrizes envolvendo menos jogadores. O desempenho coletivo também foi melhor depois de cinco semanas de treinamento, sendo que foi observada vitória com diferença de muitos gols no segundo jogo. Uma grande disciplina defensiva também foi apreciada pelo técnico. Conclui-se que ensinar com Sphero nos treinos táticos permitiu aos jogadores e ao técnico criarem um contexto de aprendizagem interativa e de análise do jogo no campo.
Palavras-chave futebol, tática, objeto interativo
Forma de apresentação..... Painel
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