Resumo |
Nota-se que, para a grande maioria dos professores, a formação, tanto a inicial quanto a continuada, não criou condições de habilitá-los para o uso de recursos pedagógicos diversificados que possam auxiliar no exercício da docência. Segundo Lorenzato (1991), mitos e preconceitos acompanham o uso dos materiais didáticos: custam caro, existem poucos, dificultam a abstração, retardam o tempo do processo de aprendizagem etc. Essas são algumas das frequentes considerações sobre o uso de materiais concretos em sala de aula e por isso se tona essencial, nos cursos de formação inicial, abordar tais questões. Torna-se, assim, um desafio aos cursos de Licenciatura preparar o futuro professor e muni-lo de experiências que possam contribuir com a sua prática em sala de aula (BRASIL, 2001), auxiliando-os a atrair a atenção de seus alunos para a importância da matemática e a despertar neles o interesse pelo conhecimento, por meio de diferentes recursos e estratégias. Neste sentido, o projeto “O laboratório de Ensino de Matemática na formação do licenciando: possibilidades para as disciplinas de Prática” visa a criação de um espaço de apoio a essas disciplinas, a partir da elaboração e confecção de recursos didáticos que estão sendo explorados em discussões nas aulas teóricas das disciplinas e em atividades nas escolas, possibilitando um diálogo mais rico quanto ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e as metodologias de ensino. Turrioni (2004) discute a necessidade de o curso de licenciatura em Matemática desenvolver um ambiente onde o licenciando exercite a capacidade criativa e o trabalho em equipe. Segundo a autora, no ambiente do laboratório de ensino é possível integrar as duas áreas que compõem a formação do professor de Matemática, a específica e a pedagógica, na medida em que ele proporciona a integração de ambas, promovendo uma real aplicação das teorias desenvolvidas no decorrer do curso. Nessa perspectiva, as etapas de efetivação do projeto são: pesquisa e confecção de recursos, implementação em atividades das disciplinas; análises crítica dos resultados; divulgação. Nesse primeiro ano foram pesquisados e elaborados diversos recursos, como o Jogo da velha 3D, Paralelepípedos para o cubo da soma, Cubo de acrílico, Geoplano, sistema tridimensional, que foram abordados em atividades das disciplinas, incluindo ações com alunos nas escolas. Os resultados indicam a importância de se utilizar, de forma crítica e planejada, materiais e metodologias que possam contribui com a aprendizagem matemática. Novos recursos estão sendo pesquisados e novas ações serão implementadas na próxima etapa do projeto, visando promover a investigação matemática e facilitar o estabelecimento da relações entre os diferentes níveis de ensino e o conhecimento matemático. Mais que a criação de recursos, o projeto visa promover a criação de um espaço para a reflexão sobre o ensino e aprendizagem da matemática que contribua para a formação do futuro professor. |