Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3527

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lucas Rogério dos Reis Caldas
Orientador PROSPERO BRUM PAOLI
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Rondinelli Pereira da Silva, Victor Lana Gonçalves
Título O badminton como alternativa de lazer para estudantes universitários, por meio do programa segundo tempo universitário****
Resumo Introdução: O badminton surgiu na Índia, inicialmente seu nome era “Poona”, passou-se a chamar badminton na década de 1870 quando começou a ser praticado na Inglaterra. O esporte teve sua estréia em olimpíadas em 1992 na olimpíada de Barcelona, e em 1995 foi incluído nos jogos Pan-Americanos. O Brasil conseguiu sua primeira medalha no esporte nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. Atualmente o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. O Programa Segundo Tempo Universitário PST-Universitário é um programa do Ministério do Esporte que busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O programa busca oportunizar o esporte com uma estratégia metodológica que atenda aos princípios do esporte educacional, onde se busca eliminar a hipercompetitividade e a seletividade. O PST Universitário realiza suas intervenções com base no esporte educacional, onde o principal objetivo é oportunizar aos estudantes da UFV a vivencia do esporte, de maneira que se alcance o esporte como alternativa de lazer. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi proporcionar a prática do badminton como atividade de lazer para estudantes universitários pelo PST-Universitário, por uma perspectiva do esporte educacional. Descrição das principais ações: Durante 5 meses foram realizadas duas intervenções por semana, cada uma com 1h30min de duração, onde 17 beneficiados pelo programa aprendiam os conteúdos do badminton, ministrados por um monitor de esporte, através de uma perspectiva do esporte educacional. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Até o momento podemos perceber que o badminton passou a fazer parte das atividades dos beneficiados, fazendo do jogo uma atividade de lazer, muitos deles praticam o badminton nas intervenções do PST-Universitário e em outros horários fora do programa. Os beneficiados do programa realizaram até mesmo um torneio de badminton por conta própria, buscando criar mais uma oportunidade de praticar o esporte. Consideramos então que, até o momento o PST-Universitário vem atingindo seus objetivos e tendo uma ótima aceitação pelos seus beneficiados, podemos afirmar isso com base nos questionários elaborados pelo ministério do esporte, onde observamos que as respostas dos beneficiados apontam para uma boa satisfação dos beneficiados com o PST.
Palavras-chave Badminton, Esporte Educacional, Lazer.
Forma de apresentação..... Oral
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