Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3522

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cléo Frossard de Assis Souza
Orientador LEANDRO DAVID WENCESLAU
Outros membros Jéssica Teixeira Alves, Marina Bonani Montingelli
Título Avaliação de uma intervenção baseada em mindfulness no estresse percebido e qualidade de vida de estudantes universitários da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais
Resumo Estudos conduzidos nos Estados Unidos e Canadá apontam que 50% dos estudantes universitários apresentam níveis significativos de estresse na forma de sintomas de depressão e ansiedade. Estudantes com estes sintomas também relatam menor engajamento em atividades extracurriculares nos campi, menor rendimento acadêmico e ideações suicidas. Pesquisas iniciais no Brasil apontam resultados semelhantes. O presente projeto tem por objetivo contribuir com o estudo de intervenções para redução do estresse entre estudantes universitários, realizando uma revisão bibliográfica sobre a estratégia de redução de stress mindfulness. Mindfulness é definida como uma forma específica de atenção plena – uma concentração intencional no momento atual, sem julgamento. Pode-se dizer que atenção plena é uma experiência de concentração e relaxamento da consciência no momento presente, em que se evitam análises, julgamentos e/ou reações automáticas, e promovem-se lucidez, equanimidade, compaixão e abertura. A segunda etapa do projeto compõe-se de uma avaliação dos resultados de uma estratégia baseada em mindfulness em estudantes de graduação a Universidade Federal de Viçosa – trata-se de um estudo quasi-experimental com avaliação pré e pós-intervenção sem controle no qual 25 estudantes voluntários participarão do curso "Atenção plena para redução do estresse e promoção do bem-estar" e serão avaliados antes e após o estudo com 5 questionários: PSS-14; WHOQOL-bref; MAAS; FFMQ; e escala de autocompaixão. Estas avaliações tem por finalidade demonstrar os efeitos na percepção de estresse, qualidade de vida e habilidades psicológicas associadas a mindfulness, em estudantes que participaram do curso. A etapa de revisão literária já foi concluída, assim como a avaliação pré intervenção e a aplicação do curso. A revisão literária forneceu base teórica essencial para a fase experimental do estudo, e evidenciou a eficácia da prática mindfulness no controle do stress e manejo do bem-estar, revelando a possibilidade de sua utilização em instituições de ensino como instrumento de suporte aos alunos.
Palavras-chave mindfulness, estresse, estudantes
Forma de apresentação..... Painel
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