| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana |
| Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Cléo Frossard de Assis Souza |
| Orientador | LEANDRO DAVID WENCESLAU |
| Outros membros | Jéssica Teixeira Alves, Marina Bonani Montingelli |
| Título | Avaliação de uma intervenção baseada em mindfulness no estresse percebido e qualidade de vida de estudantes universitários da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais |
| Resumo | Estudos conduzidos nos Estados Unidos e Canadá apontam que 50% dos estudantes universitários apresentam níveis significativos de estresse na forma de sintomas de depressão e ansiedade. Estudantes com estes sintomas também relatam menor engajamento em atividades extracurriculares nos campi, menor rendimento acadêmico e ideações suicidas. Pesquisas iniciais no Brasil apontam resultados semelhantes. O presente projeto tem por objetivo contribuir com o estudo de intervenções para redução do estresse entre estudantes universitários, realizando uma revisão bibliográfica sobre a estratégia de redução de stress mindfulness. Mindfulness é definida como uma forma específica de atenção plena – uma concentração intencional no momento atual, sem julgamento. Pode-se dizer que atenção plena é uma experiência de concentração e relaxamento da consciência no momento presente, em que se evitam análises, julgamentos e/ou reações automáticas, e promovem-se lucidez, equanimidade, compaixão e abertura. A segunda etapa do projeto compõe-se de uma avaliação dos resultados de uma estratégia baseada em mindfulness em estudantes de graduação a Universidade Federal de Viçosa – trata-se de um estudo quasi-experimental com avaliação pré e pós-intervenção sem controle no qual 25 estudantes voluntários participarão do curso "Atenção plena para redução do estresse e promoção do bem-estar" e serão avaliados antes e após o estudo com 5 questionários: PSS-14; WHOQOL-bref; MAAS; FFMQ; e escala de autocompaixão. Estas avaliações tem por finalidade demonstrar os efeitos na percepção de estresse, qualidade de vida e habilidades psicológicas associadas a mindfulness, em estudantes que participaram do curso. A etapa de revisão literária já foi concluída, assim como a avaliação pré intervenção e a aplicação do curso. A revisão literária forneceu base teórica essencial para a fase experimental do estudo, e evidenciou a eficácia da prática mindfulness no controle do stress e manejo do bem-estar, revelando a possibilidade de sua utilização em instituições de ensino como instrumento de suporte aos alunos. |
| Palavras-chave | mindfulness, estresse, estudantes |
| Forma de apresentação..... | Painel |