Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3513

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sabrina Souza Corrêa
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Jaqueline Salgado Lopes, Linara Moreira Perim
Título Avaliando o nível satisfação dos beneficiados nas Atividades Complementares do Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados
Resumo Introdução: O Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados (PSTEA) do Ministério do Esporte, desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem como objetivo democratizar a prática esportiva para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. O programa oferece Atividades Complementares (ACs) uma vez por semana com duração de 1,5 horas, sendo as temáticas relacionadas à educação, à saúde, à cultura e ao meio ambiente. Objetivo: Investigar o nível de satisfação dos beneficiados quanto às intervenções realizadas nas ACs. Metodologia: Estudo piloto de natureza quantitativa com corte transversal, em que o instrumento de coleta foi um questionário do tipo Likert, elaborado em consonância com os formulários de avaliação do PST disponibilizados pelo Ministério do Esporte. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, em que se verificou frequência, média e desvio padrão dos resultados. A amostra foi composta por 7 participantes do PSTEA, de ambos o sexo (57% feminino), com faixa etária de 6-10, 11-15 e 26-30 (14,3% cada), e 16-20 e 21- 25 (28,6% cada). As pessoas com deficiência correspondem a 86% (Deficiência múltiplas 14%, e deficiência intelectual 72%), sendo que 57,2% cursam o ensino fundamental e 42,9% se encontram no ensino médio. No questionário foram investigadas 15 variáveis quanto à satisfação dos beneficiados das ACs, que envolviam aspectos de frequência, desenvolvimento, horário, conteúdo, recursos humanos, materiais e aspectos pedagógicos. Nota-se que 57% estão muito satisfeitos quanto a frequência e 28,6% quanto ao horário de oferecimento das aulas. No que diz respeito aos conteúdos 42,9% informaram estar muito satisfeitos e 28,6 satisfeitos, e ao ambiente e material didático das aulas, 42,9% apresentaram muitos satisfeitos, bem como o tempo de duração das atividades. Quanto a comunicação entre beneficiados e monitora e a aprendizagem se manifestaram satisfeitos (28,6% ) e muito satisfeitos (71,4%). Diante do exposto, pode-se notar que os beneficiados investigados explicitaram satisfação quanto ao desenvolvimento das ACs, e que o instrumento utilizado (piloto) pode ser uma forma de avaliar as atividades desenvolvidas em cada ciclo pedagógico do programa. Além disso, a insatisfação apresentada com relação a alguns aspectos pode ter relação com o dia e o horário das intervenções. Estas ocorrem aos sábados pela manhã e há a dificuldade de acesso ao transporte público gratuito.
Palavras-chave avaliação, esporte, pessoas com deficiência
Forma de apresentação..... Painel
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