Outros membros |
DEBORA CARVALHO FERREIRA, Gabriela Freire Sader, Gisele Roberta Nascimento, Isabela Pereira Vicente, Jardel Fellipe de Lima e Silva, Joselice de Souza Barbosa, Ramon Augusto Ferreira de Souza, Samuel Henrique Vieira Oliveira |
Resumo |
Este trabalho é um relato de experiência da realização da Comunicação Social na Operação Guararapes, no município de Quipapá (PE) em julho de 2014. Este teve como principais objetivos a apresentação do Projeto Rondon, a divulgação da nossa programação para a população, aproximação com a comunidade e a repercussão da execução das ações ao Ministério da Defesa e demais veículos de comunicação. Os trabalhos de comunicação foram realizados em duas etapas: sendo a primeira iniciada antes da chegada dos rondonistas ao município e outra em fase de execução das ações, propriamente ditas. Nos meses que antecederam a ida do Projeto, foram enviados spots e chamadas na Rádio Comunitária Quipapá FM e a distribuição de cartazes, esclarecendo os objetivos do Projeto Rondon e os motivos de o município ter sido selecionado para recebê-lo. Com a chegada do Projeto e o início da execução da programação, centramos os esforços de comunicação em duas vertentes. Primeiro, solicitamos o apoio da gestão municipal para que parte de nosso público-alvo, funcionários da administração pública, fossem avisados sobre trabalho de capacitação planejado. Em outra, reforçamos a divulgação da rádio e no carro de som convidando a população a participar da nossa programação. Os spots, com a programação, eram produzidos diariamente pela equipe da UFV e entregues ao proprietário do carro de som, para que circulassem pelo município. A apresentação do Projeto, bem como a programação do dia seguinte era divulgada na Rádio Comunitária. O espaço cedido foi às 18h e 30 min., horário de maior audiência da rádio. Outro benefício da divulgação na emissora era que o sinal da rádio alcançava as zonas rurais, locais onde encontramos maiores dificuldades para divulgação de nossas ações. A equipe da UFV criou uma página da Operação no facebook para que as nossas ações de divulgação se concentrassem numa única plataforma digital. Publicamos fotos e notas de nossos trabalhos durante a Operação, com isso a página obteve mais de 600 curtidas. Para que as nossas publicações fossem encontradas pelo Ministério da Defesa, fomos orientados a utilizar hashtags pré-estabelecidas pelo órgão. Enviamos releases para o e-mail do Ministério e para o site da UFV. Além disso, fizemos nossa comunicação de “boca em boca”, apresentamos a equipe durante a missa e, aproveitando os ensejos, convidamos a comunidade nos palanques. Entre as principais dificuldades encontradas pelo setor de Comunicação, temos à distância entre a Rádio Comunitária e o local onde a equipe estava hospedada. A grande demanda de trabalho no setor, aliado à reduzida disponibilidade de recurso tecnológico, colaborou para a dificuldade. Considerando as dificuldades encontradas, julgamos que a experiência de Comunicação durante a Operação foi bastante positiva. Conseguimos utilizar praticamente todas as possibilidades comunicacionais disponíveis no município. Divulgamos as nossas ações da igreja à rádio, do palanque às casas, de panfletos a facebook! |