ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Faculdade Presidente Antônio Carlos - VRB |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Cátia Cilene de Lima |
Orientador |
Vicentina A. Veloso de Barros Lisboa |
Título |
Teoria e Prática: encontros e desencontros |
Resumo |
A dicotomia entre a teoria e a prática que se observou durante o estágio levou ao questionamento dos fatores que influenciam a ação docente. Esta pesquisa analisa o processo de compreensão e alocação dos conteúdos acadêmicos de professores que são egressos da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco. Fez-se necessário identificar as causas da distância que se percebeu da realidade das ações dos professores atuantes com os conteúdos metodológicos aprendidos na faculdade. Supõe-se que os motivos são que as escolas de nossa cidade não acreditam e não querem uma mudança ou os estudantes do curso de formação não conseguem construir uma nova identidade profissional. Portanto, os objetivos propostos foram identificar, na prática docente, quais as tendências pedagógicas que embasam sua ação; investigar qual posicionamento da escola ao deparar com professores inovadores; verificar a influência do curso de formação na prática docente; especificar limites e possibilidades da relação teoria e prática na ação docente. Para isso, baseada em Marconi e Lakatos (1991), utilizou-se a pesquisa descritiva numa abordagem qualitativa para a coleta de dados, que foram opiniões de 12 professores atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas de Visconde do Rio Branco escolhidos pelo critério de acessibilidade, em questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. Os resultados encontrados indicam que as escolas não impedem, mas também pouco ajudam na prática de inovações e que os professores pesquisados não conseguem articular a teoria com a prática por não terem compreendido o real objetivo da formação. Conclui-se que, para que aconteça a ruptura da distância entre a teoria aprendida na faculdade com a prática utilizada nas escolas da cidade de Visconde do Rio Branco, o professor atuante precisa se dispor as mudanças e precisa estar embasado em teorias específicas. Logo, é imprescindível uma reestruturação no ensino dos conteúdos metodológicos para que os futuros professores adotem para si o compromisso da melhoria da educação em nossa cidade e um diálogo entre a faculdade e as escolas para que haja melhor interação entre a teoria acadêmica e a realidade escolar. |
Palavras-chave |
Dicotomia, articulação teoria e prática, formação de professores. |
Forma de apresentação..... |
Painel |