Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3504

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Talles de Paula Carvalho
Orientador MARILDA APARECIDA IONTA
Outros membros Rafael Borges Martins
Título Diálogos Contemporâneos
Resumo O projeto Diálogos Contemporâneos tem como objetivo construir um espaço de criação estética, experimentação e discussão da vida contemporânea com os estudantes de ensino médio. É realizado com os estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e gravado pela Cead para ser disponibilizado na Web e na TV Viçosa para todos(as) estudantes interessados nos temas e problemas do mundo contemporâneo. A partir de seis grandes temas: 1- Criação; 2- Vida; 3- Natureza; 4- Corpo; 5- Composição e 6- Contemporaneidade busca-se conectar formação, pensamento e arte. Tais temas abordados de forma transdisciplinar propiciam uma compreensão dinâmica da nossa vida material, estimula analises críticas das informações e geram experiências sensoriais e estéticas que possibilitam aos jovens estudantes um entendimento histórico da vida social e produtiva, bem como a compreensão evolutiva da vida, do planeta e do cosmo. Trata-se de um projeto transdisciplinar, onde as diversas áreas artísticas e do conhecimento se cruzam, se chocam e/ou se completam. Assim, este projeto tem discutido temas nas fronteiras do conhecimento e nos limites do pensamento. Além disso, considera-se que o conhecimento acadêmico é apenas um entre as diversas formas do conhecer. Portanto, neste projeto a arte e as experiências de vidas aparecem também como lócus privilegiado de discussão. Dessa forma, cada tema é abordado de forma rizomática e por profissionais de diferentes áreas. Foram realizados cinco encontros no formato de programa de auditório que foram avaliados pelos estudantes e pelos expositores positivamente. Diálogos Contemporâneos é um projeto que cria um espaço de ensino-aprendizagem transversal à sala de aula, um espaço de fala para os alunos invertendo a relação pedagógica tradicional, onde cabe ao estudante escutar e o professor falar. Trata-se de um projeto que realiza a transversalidade na educação formal e uma nova forma de realizar a extensão universitária via web, uma nova experimentação da extensão cultural universitária que converge com a sociedade da informação.
Palavras-chave Contemporaneidade, Cultura, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.