Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3500

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Paula Ferreira Martins
Orientador MARIA VERANILDA SOARES MOTA
Outros membros Elaine Maria Ferreira de Almeida Oliveira , Fernanda Fernandes da Silva, Helenice Oliveira Arruda dos Santos, Larissa Fialho da Silva
Título Diagnosticando as crianças atendidas pelo PIBID- Pedagogia
Resumo De acordo com uma concepção crítica de planejamento, compreender a realidade onde o educador pretende atuar, torna-se o ponto de partida da organização do trabalho docente. Assim surge este trabalho que tem por objetivo apresentar parte da análise do diagnóstico realizado na escola campo de atuação do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, subprojeto Pedagogia. O Pibid é um programa que objetiva fazer uma articulação entre a universidade e a escola básica. O Pibid-Pedagogia tem por princípio a formação de professores capazes de pesquisarem sua prática, e conta com sessenta bolsistas, oito supervisoras e quatro coordenadores. A área em que estamos atuando, trabalha especificamente com formação de professores alfabetizadores. Para este trabalho, partimos de um levantamento de dados referente a uma escola pública que, atende alunos de bairros próximos do centro da cidade. Foi realizado um diagnóstico dos alunos matriculados no 2º e 3º ano do ciclo de alfabetização, totalizando 216 crianças. O objetivo da análise é fazer um estudo acerca do perfil dos alunos que estamos atendendo, de modo a subsidiar o planejamento do trabalho das bolsistas atuantes no Pibid. Após a realização do diagnóstico foram criadas matrizes de análises, destacando aspectos significativos como: idade, cor, sexo e competência de leitura e escrita. A partir da análise dessas matrizes foi possível constatar que 57,4 % são meninas, e 42,5 % são meninos. Deste total, 5,2% têm 7 anos de idade, 49,5% têm 8 anos e 35,1% têm 9 anos. Analisando esses dados por ano, foi possível constatar que há uma maior porcentagem de crianças com 8 anos de idade no segundo ano, uma vez que, 69,4% delas já têm 8 anos e 30,5% têm 7 anos. Já em relação ao terceiro ano, a faixa etária predominante é de 9 anos (70,3 % ), e 29,6 % estão com 8 anos. Esses dados são importantes diante do contexto atual, quando em nível nacional implantam-se programas pela alfabetização na idade certa. Espera-se que as crianças estejam com 6 anos no 1º ano do ciclo de alfabetização, consequentemente 7 anos no 2º ano e 8 anos no 3º ano. Em relação à cor desses alunos, 17,5% são pretos, 50% são brancos e 31,4% são pardos. Em relação à leitura, foi possível constatar que 73,5% dos alunos leem bem, 25,4% leem com dificuldade e apenas 0,9% desses alunos não leem. Esses dados evidenciam que a escola atende uma população predominantemente branca e parda, com restrita presença de negros, e apresenta um alto índice de desenvolvimento na leitura. Pretendemos analisar práticas de alfabetização usadas pela escola esperando contribuir com essa temática. Vivenciamos um momento em que se evidencia uma preocupação com a qualidade nos processos de alfabetização, e se constata ser este um problema social, econômico e político grave na história do Brasil. O Pibid-Pedagogia reconhece que as crianças têm direito de aprendizagens e que a escola é a instituição oficial responsável pelo ensino da leitura e da escrita.
Palavras-chave Pibid, Criança, Diagnóstico
Forma de apresentação..... Painel
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