Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3495

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Elisabete Rodrigues Barbosa
Orientador MARIA VERANILDA SOARES MOTA
Outros membros Annamaria Murta Lemos FAria , Marisa de Fátima Souza, Tainara Cassia Macedo Hermenegildo, Warley Teixeira dos Santos
Título Diagnosticar para planejar: a busca pela transformação da realidade
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos alunos acompanhados pelo PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Pedagogia. O Pibid é um programa da Capes que objetiva promover a integração entre educação superior e educação básica. Visa valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciaturas, inserindo-os no cotidiano de escolas públicas. O Pibid-Pedagogia tem por princípio a formação de professores capazes de pesquisarem sua prática, e conta com sessenta bolsistas, oito supervisoras e quatro coordenadores. A área em que estamos atuando, trabalha com formação de professores alfabetizadores. Para este trabalho, partimos de um levantamento de dados referente a uma escola pública situada num bairro periférico da cidade. A atuação das bolsistas nesta escola envolve um total de 117 alunos, sendo 58,2% do sexo masculino e 41,8% do sexo feminino e distribuídos nas seguintes séries: 2º ano (11,9%), 3º anos (24,8%), 4º ano (35,8%), 5º ano (27,3%). Deste total 24,7% são brancos e 75,3% pardos ou pretos. Para termos clareza do trabalho a ser desenvolvido nesta escola, realizamos um diagnóstico com o objetivo de compreender a realidade e definirmos o planejamento de nossas ações. Para o trabalho ora apresentado, delimitamos a análise do diagnóstico de apenas 74 alunos matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. No que se refere ao 4ºano, distribuídos em duas turmas, temos 42 alunos. Das 23 crianças do sexo masculino (54,8%), apenas 8 (34,7%) estão na idade certa de alfabetização, que prevê a idade de nove anos. Esta turma é constituída de 56,5% de alunos pardos, 17,3% pretos, 21,7% brancos e 4,4% amarelos. Quanto às 19 (45,3% ) crianças do sexo feminino, 52,6% estão na idade certa. Destas 57,5% são pardas, 5,4% pretas, 26,5% brancas e 10,5% amarelas. Na outra série em análise, 5º ano, também distribuídos em duas turmas, temos 32 diagnósticos, 16 meninos e 16 meninas, onde 18 alunos (56,2%) estão na idade certa de alfabetização, ou seja, estão com 10 anos, por coincidência, 9 meninos e 9 meninas. Os demais alunos (43,8%) estão na faixa etária de 11 a 13 anos. No que diz respeito a cor desses alunos observa-se 43,7% de pardos, 6,2% pretos, 43,7% brancos e 6,2 % amarelo. Focando a questão de gênero, os dados revelaram que 43,7% das meninas são pretas, 31,2% pardas, 12,6% amarelas, 6,2% branca e 6,2 não declarada. Através dos resultados obtidos por meio deste trabalho conclui-se que no 4º ano mais da metade dos alunos encontram-se fora da idade certa para a série e no 5º ano são 43,7% fora da faixa. Essa realidade nos faz perceber que a presença do PIBID-Pedagogia na escola tem um grande desafio: repensar a alfabetização, a partir das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, de modo a traçar novas configurações teóricas e metodológicas. Consideramos a alfabetização inicial de fundamental importância na vida do aluno, já que é nesse momento que se instalam as bases da aprendizagem escolar.
Palavras-chave Criança, Alfabetização, Realidade
Forma de apresentação..... Painel
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