Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3488

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Renata Aparecida da Silva
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira, Hugo Alves Marinho, Lucas Souza da Silveira, Tonimar de Souza Cândido
Título Matemática e a Institucionalização da Educação Fiscal para o pleno exercício da Cidadania
Resumo Este projeto partiu da necessidade de vincular o trabalho dos alunos integrantes do PIBID - Programa de Iniciação à Docência ao desenvolvimento de conceitos da Educação fiscal com o intuito de conduzir os alunos a terem consciência dos impostos e tributos pagos por meio da aplicabilidade dos conceitos matemáticos considerando que estes são de extrema importância para a construção da cidadania e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. O Projeto Educação Fiscal considera que os conhecimentos sobre a função social dos tributos asseguram a capacidade do exercício da cidadania vinculada ao desenvolvimento econômico do Estado e a distribuição justa dos recursos públicos para todos. Sendo assim, é um desafio, enquanto processo de inserção e resgate de valores na sociedade. Para a compreensão desse conteúdo é necessário que os conhecimentos sejam vivenciados nos estabelecimentos de ensino público como tema social contemporâneo, inseridos no projeto político pedagógico das escolas e trabalhados de forma integrada aos conteúdos programáticos dos componentes curriculares. O projeto: Matemática e a institucionalização da educação fiscal para o pleno exercício da cidadania desenvolvido na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha,Teixeiras - MG visa a integração entre professores de Matemática e aluno bolsistas do PIBID/UFV, tendo como foco primordial o desenvolvimento de conteúdos matemáticos que necessitam ser entendidos e aplicados por alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais e do Ensino Médio. Para tal, optou-se em associar os conteúdos a Educação Fiscal para que os alunos entendam que a Matemática é um instrumento importante na construção da cidadania e no apoderamento de conhecimentos sociais que são úteis e eficazes na resolução de desafios do cotidiano, sendo que tais desafios estão intimamente atrelados com a questão dos impostos, tributos e taxas e da aplicabilidade destes, em prol do bem coletivo da comunidade onde o sujeito está inserido.
Palavras-chave Modelagem, Reflexão, Cálculos Matemáticos
Forma de apresentação..... Painel
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