ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Matemática pura e aplicada |
Setor |
Departamento de Matemática |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Renata Aparecida da Silva |
Orientador |
LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA |
Outros membros |
Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira, Hugo Alves Marinho, Lucas Souza da Silveira, Tonimar de Souza Cândido |
Título |
Matemática e a Institucionalização da Educação Fiscal para o pleno exercício da Cidadania |
Resumo |
Este projeto partiu da necessidade de vincular o trabalho dos alunos integrantes do PIBID - Programa de Iniciação à Docência ao desenvolvimento de conceitos da Educação fiscal com o intuito de conduzir os alunos a terem consciência dos impostos e tributos pagos por meio da aplicabilidade dos conceitos matemáticos considerando que estes são de extrema importância para a construção da cidadania e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. O Projeto Educação Fiscal considera que os conhecimentos sobre a função social dos tributos asseguram a capacidade do exercício da cidadania vinculada ao desenvolvimento econômico do Estado e a distribuição justa dos recursos públicos para todos. Sendo assim, é um desafio, enquanto processo de inserção e resgate de valores na sociedade. Para a compreensão desse conteúdo é necessário que os conhecimentos sejam vivenciados nos estabelecimentos de ensino público como tema social contemporâneo, inseridos no projeto político pedagógico das escolas e trabalhados de forma integrada aos conteúdos programáticos dos componentes curriculares. O projeto: Matemática e a institucionalização da educação fiscal para o pleno exercício da cidadania desenvolvido na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha,Teixeiras - MG visa a integração entre professores de Matemática e aluno bolsistas do PIBID/UFV, tendo como foco primordial o desenvolvimento de conteúdos matemáticos que necessitam ser entendidos e aplicados por alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais e do Ensino Médio. Para tal, optou-se em associar os conteúdos a Educação Fiscal para que os alunos entendam que a Matemática é um instrumento importante na construção da cidadania e no apoderamento de conhecimentos sociais que são úteis e eficazes na resolução de desafios do cotidiano, sendo que tais desafios estão intimamente atrelados com a questão dos impostos, tributos e taxas e da aplicabilidade destes, em prol do bem coletivo da comunidade onde o sujeito está inserido. |
Palavras-chave |
Modelagem, Reflexão, Cálculos Matemáticos |
Forma de apresentação..... |
Painel |