Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3486

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, FAPEMIG, Outros
Primeiro autor Natália Hosana Nunes Rocha
Orientador MARISA BARLETTO
Outros membros Iara Cássia de Castro, Michelli Augusto Anselmo, Rafânya Mareza Silva de Carvalho, Vinícius Vieira de Almeida
Título (Re)construindo trajetórias: formação de sujeitos acerca das questões de gênero e sexualidade.
Resumo O presente trabalho é parte do projeto de pesquisa interface extensão referente à formação sobre gênero e violência de gênero de estudantes de escolas públicas do município de Viçosa/MG, desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da UFV e financiado pelo Edital Pesquisa em Educação Básica-Acordo CAPES/FAPEMIG. Destacamos para essa apresentação o recorte de análise sobre o processo de formação das/os bolsistas integrantes deste projeto no que se refere às questões de gênero. Esse destaque se justifica dadas as dificuldades em realizar discussões sobre gênero e principalmente sobre sexualidade com os/as adolescentes participantes do projeto. A justificativa das/os bolsistas sobre essas dificuldades envolvia um discurso sobre o espaço escolar ser um espaço de práticas sexistas, discriminatórias baseadas em desigualdades de gênero, sendo que estas práticas são produzidas e reproduzidas, não havendo espaços para discussão/problematização nos conteúdos curriculares e extracurriculares; ou quando há espaços, as questões de gênero surgem associadas à discussão da sexualidade, voltada para o biológico. Buscamos através da realização de um grupo focal com as/os bolsistas, utilizando a técnica do Rio da Vida (Diagnóstico Rápido Participativo), apreender a tensão de campos e habitus que se instaurou no processo de elaboração das oficinas no que tange às questões de gênero no trabalho pedagógico. Durante a realização da atividade, as bolsistas trouxeram como as discussões de gênero perpassaram suas trajetórias escolares, pessoais e acadêmicas enquanto discussão da sexualidade não entendida como campo do prazer e campo político, mas como campo biológico. As bolsistas relataram ainda que, mesmo com todo suporte teórico e a formação diferenciada que o NIEG possibilita, ainda há a dificuldade em não reproduzir a sexualidade como discurso biológico e o modelo heteronormativo. Em referência a isso, as bolsistas trouxeram que esse é um processo permanente, pessoal e coletivo e que não pode ser entendido como um problema individual, mas social tendo suas raízes na lógica patriarcal que historicamente normatiza os discursos e práticas dos sujeitos. Assim, o silenciamento articulado com a biologização e a heteronormatividade puderam ser analisados através da crítica feminista ao fazer pedagógico empenhado pelas/os bolsistas no projeto das escolas, o que possibilitou uma formação acadêmica diferenciada.
Palavras-chave Gênero, Formação, Trajetórias
Forma de apresentação..... Oral
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