ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Fluidos e fenômenos de transporte |
Setor |
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Anderson Oliveira Gomes |
Orientador |
HENRIQUE MARCIO PEREIRA ROSA |
Outros membros |
ALVARO MESSIAS BIGONHA TIBIRIÇA, JOSE EDUARDO DE ALBUQUERQUE, JULIO CESAR COSTA CAMPOS |
Título |
Análise experimental de um aerofólio do tipo S809 utilizando um túnel de vento |
Resumo |
Este trabalho tem por objetivo obter e analisar o comportamento aerodinâmico de um aerofólio do tipo S809, comumente utilizado em turbinas eólicas para a geração de energia, por meio de testes para medir os coeficientes de arrasto e sustentação do perfil sob escoamentos com velocidades do vento de aproximadamente 1,2 até 14 m/s, com números de Reynolds de aproximadamente Re = 11400 até Re = 135400, respectivamente. O protótipo do perfil foi fabricado em uma máquina de prototipagem por deposição do material plástico ABS PLUS. Vários ensaios foram realizados no túnel de vento para ângulos de ataque, variando de 2 em 2 graus, de 0(zero) até 20 graus, tanto em sentido horário(bordo de ataque acima do bordo de fuga) como em sentido anti-horário(bordo de ataque abaixo do bordo de fuga).Várias curvas dos coeficientes de arrasto e sustentação em função do ângulo de ataque(horário) foram traçadas. Foi constatado que o coeficiente de arrasto do aerofólio diminui à medida que o número de Reynolds aumenta, também que o coeficiente de arrasto aumenta conforme o ângulo de ataque aumenta, para ambos os sentidos(horário e anti-horário). O coeficiente de sustentação se comporta de maneira mais oscilatória, com vários picos em sua curva. Porém, foi determinado o ponto de estol (pico de máximo coeficiente de sustentaçãoda curva traçada) do aerofólio. O ponto de estol obtido nestes ensaios foi por volta de 16 graus no sentido horário, observou-se que para ângulos de ataque no sentido anti-horário o coeficiente de sustentação é praticamente nulo enquanto o de arrasto assume seus valores máximos. Também obtemos as curvas de CL/CD(coeficiente de sustentação/coeficiente de arasto), a fim de obtermos o ângulo de ataque em que temos maior coeficiente de sustentação em relação ao coeficiente de arrasto. Este fato ocorreu para o maior valor de número de Reynolds também em mais ou menos 16 graus. Por fim, foram traçadas as curvas: CLXCD, CDxRe e CLxRe, para análise do comportamento destas curvas. |
Palavras-chave |
Aerofólio, túnel de vento, ensaios |
Forma de apresentação..... |
Painel |