Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3471

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luciana Teixeira de Freitas
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Eliane Dias Ferreira, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, Maria Imaculada De Freitas Cardoso
Título O professor da Educação Infantil e o Lúdico: Relato de experiências na creche Ângela D´Antonino.
Resumo O presente trabalho é parte das atividades propostas pelo subprojeto PIBID/Educação Infantil, financiado pela Capes. O trabalho está sendo desenvolvido na creche Ângela D´Antonino, no Distrito de S. José do Triunfo, Viçosa, com crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de idade. O primeiro contato com a Instituição se deu através de uma apresentação entre professores e bolsistas pibid, onde foi apresentada a proposta do PIBID. Em seguida, realizamos observações na Instituição com objetivo de conhecer o trabalho realizado e iniciar o desenvolvimento das atividades. Constatamos, inicialmente, a carência de histórias infantis e, em acordo com as professoras, decidimos desenvolver um projeto que envolvesse a contação de histórias, levando até às crianças outros recursos para o acesso à leitura, objetivando promover o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Além da contação de histórias realizamos atividades de artes, jogos diversos na sala-ambiente, brincadeiras/jogos na área externa, atividades de ciências culminando em uma excursão num sítio e produção de jogos com sucatas. O nosso objetivo foi promover o acesso à literatura infantil, proporcionando o contato com outros recursos além do livro infantil, bem como levar atividades adequadas para a faixa etária atendida, de uma forma lúdica e prazerosa. O planejamento das atividades e sua respectiva metodologia se deu por meio dos registros das observações realizadas no local, consultas bibliográfica sobre atividades e materiais didáticos para confecção de jogos/ brinquedos e momentos de contação de história. Com base nos trabalhos desenvolvidos em sala, abordamos as múltiplas linguagens de forma lúdica, integrando as crianças, as professoras e as bolsistas. Nossos maiores desafios na Instituição, até o momento, se concretizam no momento de planejar atividades juntamente com os professores, trabalhar em equipe formando uma boa gestão na Instituição e desenvolver atividades de acordo com a rotina. A cada dia estamos nos esforçando para enfrentar as dificuldades e levar atividades que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho desenvolvido na Creche está contribuindo para nossa formação como professora, possibilitando relacionar a teoria à prática, pensando sempre na formação das crianças e em atividades que sejam significativas para elas. Assim, diante dessa experiência iniciada há cinco meses podemos reafirmar a citação de Leal (2006) quando diz que a formação de professores tem papel crucial, pois possibilita que eles se apropriem de determinados conhecimentos e experimentem, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar na educação. A experiência no PIBID tem fortalecido nossa formação cada com ais qualidade, uma vez que temos a oportunidade de vivenciar situações reais que envolvem todo o processo educacional municipal, possibilitando desenvolver habilidades e competências para atuar nessa modalidade de ensino.
Palavras-chave Infância, lúdico, formação de professores.
Forma de apresentação..... Painel
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