Resumo |
O presente trabalho é parte das atividades propostas pelo subprojeto PIBID/Educação Infantil, financiado pela Capes. O trabalho está sendo desenvolvido na creche Ângela D´Antonino, no Distrito de S. José do Triunfo, Viçosa, com crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de idade. O primeiro contato com a Instituição se deu através de uma apresentação entre professores e bolsistas pibid, onde foi apresentada a proposta do PIBID. Em seguida, realizamos observações na Instituição com objetivo de conhecer o trabalho realizado e iniciar o desenvolvimento das atividades. Constatamos, inicialmente, a carência de histórias infantis e, em acordo com as professoras, decidimos desenvolver um projeto que envolvesse a contação de histórias, levando até às crianças outros recursos para o acesso à leitura, objetivando promover o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Além da contação de histórias realizamos atividades de artes, jogos diversos na sala-ambiente, brincadeiras/jogos na área externa, atividades de ciências culminando em uma excursão num sítio e produção de jogos com sucatas. O nosso objetivo foi promover o acesso à literatura infantil, proporcionando o contato com outros recursos além do livro infantil, bem como levar atividades adequadas para a faixa etária atendida, de uma forma lúdica e prazerosa. O planejamento das atividades e sua respectiva metodologia se deu por meio dos registros das observações realizadas no local, consultas bibliográfica sobre atividades e materiais didáticos para confecção de jogos/ brinquedos e momentos de contação de história. Com base nos trabalhos desenvolvidos em sala, abordamos as múltiplas linguagens de forma lúdica, integrando as crianças, as professoras e as bolsistas. Nossos maiores desafios na Instituição, até o momento, se concretizam no momento de planejar atividades juntamente com os professores, trabalhar em equipe formando uma boa gestão na Instituição e desenvolver atividades de acordo com a rotina. A cada dia estamos nos esforçando para enfrentar as dificuldades e levar atividades que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho desenvolvido na Creche está contribuindo para nossa formação como professora, possibilitando relacionar a teoria à prática, pensando sempre na formação das crianças e em atividades que sejam significativas para elas. Assim, diante dessa experiência iniciada há cinco meses podemos reafirmar a citação de Leal (2006) quando diz que a formação de professores tem papel crucial, pois possibilita que eles se apropriem de determinados conhecimentos e experimentem, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar na educação. A experiência no PIBID tem fortalecido nossa formação cada com ais qualidade, uma vez que temos a oportunidade de vivenciar situações reais que envolvem todo o processo educacional municipal, possibilitando desenvolver habilidades e competências para atuar nessa modalidade de ensino. |