Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3469

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ariana Colombari de Godoi Floresta
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Amanda Medeiros Rodrigues, BEATRIZ SANTANA CAÇADOR, ERIKA ANDRADE E SILVA, Ildamara Gandra de Menezes, Jéssica Carolline Martins de Andrade, Maria Goreth Lourenço Caetano, Mariana Neiva Assunção, MARIANA VEO NERY DE JESUS
Título Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde: ressignificando saberes e práticas dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família
Resumo Introdução: a Política Nacional de Atenção Básica orienta para a necessidade premente de educação permanente das equipes de saúde da família, nas quais estão inscritas o enfermeiro. A inserção dos docentes e estudantes do curso de graduação em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde de Viçosa evidencia que o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros é permeado por nós críticos, que podem ser melhor conduzidos se estes profissionais participarem de atividades de educação permanente, ressignificando suas práticas de saúde no contexto em que atuam. Objetivo: realizar atividades de educação permanente com os enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família do município de Viçosa. Metodologia: atividade de extensão universitária realizada com os 18 enfermeiros que atuam na saúde da família de Viçosa. Tal atividade se dá por meio de três momentos distintos: encontros trimestrais com outros membros das equipes de saúde que também participam de atividades dessa natureza – técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – ; oficinas educativas mensais com os enfermeiros - pautadas em temas sugeridos pelos mesmos, a partir dos nós críticos que vivenciam - e finalmente a atividade de dispersão, que acontece no intervalo entre as oficinas educativas e que tem como objetivo fazer aproximações entre a temática trabalhada nas oficinas e a prática profissional do enfermeiro. Resultados parciais: evidencia-se o fortalecimento da identidade profissional e da visão de equipe fomentada do início do projeto até o momento, evidenciado pelos encontros que se deram em abril e julho de 2014 com outras categorias profissionais que estão envolvidas na educação permanente. A proposta de que as oficinas educativas tragam temáticas que emergem da realidade dos enfermeiros tem sido avaliada como positiva, pois se desdobra em maior interesse destes nas ações de educação permanente. As atividades de dispersão também têm se mostrado satisfatórias para o acompanhamento das demandas que emergem das temáticas trabalhadas nas oficinas. Os nós críticos pontuados pelos enfermeiros relacionados à gestão foram encaminhados à mesma pela equipe extensionista, fortalecendo o diálogo entre os atores envolvidos no processo de cuidado em saúde. Já os relacionados ao processo de trabalho têm servido como base para que os enfermeiros reflitam as mudanças que podem agenciar sob sua governabilidade profissional, bem como da equipe nos quais estão inseridos. Conclusões: a proposta deste projeto, pautada no protagonismo do enfermeiro diante do seu próprio processo de formação em serviço, constitui-se em uma âncora fundamental para que melhores práticas de saúde sejam ofertadas aos usuários da atenção primária de Viçosa. Isso reitera a importância de iniciativas desta natureza no âmbito universitário, que deve buscar caminhos para estabelecer um diálogo efetivo com o contexto ao qual está circunscrito, viabilizando trocas de experiências e interlocuções entre o ensino e o serviço de saúde.
Palavras-chave Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada.
Forma de apresentação..... Painel
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