Resumo |
A capacidade tática e os processos cognitivos relacionados à tomada de decisão no contexto esportivo são essenciais para o bom desempenho em função da constante mudança e da complexidade do ambiente de jogo, principalmente nos esportes coletivos de invasão. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do processo de aprendizagem implícita na aquisição do conhecimento tático processual de iniciantes no basquetebol, em situações de baixa e alta complexidade. Participaram desse estudo 19 sujeitos, sendo 12 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, com idade média 9,68 ± 1,41 anos. Todos os sujeitos não tinham experiência formal na modalidade basquetebol. Para avaliar o nível de conhecimento tático processual foi aplicado o instrumento Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Além disso, foi aplicado um questionário de dados demográficos para caracterização da amostra. A fase de aprendizagem teve a duração de cinco dias consecutivos, perfazendo um total de 25 horas de treinamento técnico, tático e técnico-tático. A fase de testes foi dividida em dois momentos: pré-teste e pós-teste, sendo um dia antes e outro depois da fase de aprendizagem, respectivamente. Foram avaliados os componentes de desempenho esportivo Tomada de Decisão e Suporte em situações de baixa (3x3) e alta complexidade (5x5). Foram realizados procedimentos estatísticos descritivos e de inferência por meio do programa SPSS® versão 20. Para análise da fiabilidade intra-observador adotou-se o coeficiente Kappa de Cohen e os valores encontrados variaram entre 0,725 e 0,886, os quais podem ser considerados valores satisfatórios. Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para análise da normalidade e devido a não normalidade dos dados, adotou-se o teste não paramétrico de Wilcoxon (p≤0,05). Apesar de ter havido melhoras no desempenho, os resultados não indicaram diferença significativa em relação ao conhecimento tático processual (tomada de decisão e suporte) entre as duas fases de teste (p>0,05), assim como também não houve diferença nas situações de baixa e alta complexidade durante o pós-teste. Conclui-se que a aprendizagem implícita não tem efeito significativo na melhora do conhecimento tático processual (tomada de decisão e suporte) no período de cinco dias consecutivos e que o aumento da complexidade não interfere no rendimento de aprendizes implícitos de basquetebol. |