Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3452

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Departamento de Zootecnia
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Izabela Cristina Teixeira
Orientador CLAUDIA BATISTA SAMPAIO
Outros membros Alícia Zem Fraga, Ana Clara Oliveira Lopes, Emerson Filipe Ferraz, Gustavo Campos Bueno Dias, Kássia Shyrleida da Silva Jacob, Liliam Fontes Grossi Lino, Maykelly da Silva Gomes
Título Papel da comunicação no mundo dos negócios.
Resumo A ciência moderna, cujo auge é alcançado com a teoria positivista do século XIX, tem sua identidade orientada para a dominação e a manipulação dos fenômenos e confere ao homem poder efetivo sobre a natureza e a imposição do saber. Tal saber sofre um impulso nas primeiras décadas do século XX, com o avanço das descobertas científicas que proporcionam o desenvolvimento da tecnologia, dando início à chamada “revolução tecnológica”. Assim iniciou-se o desenvolvimento da tecnologia da informação, que por sua vez resulta em uma maior globalização. A empresa do século XXI tem o desafio de utilizar todo poderio tecnológico para manter-se em um mercado que cada vez mais exige para que sejam dinâmicas imediatistas e diversificadas. E, dentro desse contexto, o papel da comunicação tem destaque nos negócios por ser um meio de promover ascensão da organização. É cabível a cada empresa escolher o meio comunicação que abrange da melhor forma seus clientes, sendo que tal prática possa resultar em sua divulgação e manutenção, bem como melhorias, no mercado. Assim, os proprietários de negócios devem tomar cuidados adequados para que a mensagem chegue ao receptor de maneira clara e precisa, de modo que se evitem falhas, uma vez que a comunicação virtual chega de forma rápida e pode não levar a proposta inicial. Contudo, as metodologias empregadas pelas empresas no âmbito da comunicação não são estáticas, havendo necessidade de evoluir constantemente em virtude da grande competição entre as organizações. Os meios virtuais tem a tendência de influenciar a massa e assim levam a potencialização e consolidação dos negócios, mas se deve levar em consideração a diversidade do publico alvo procurando maior adequação. Em acréscimo, é importante ressaltar que a comunicação interna de cada empresa esta inter-relacionada a cada situação, sendo refletida no ambiente externo de forma a atingir o equilíbrio nos negócios. Dessa forma, o papel da comunicação através de meios virtuais contribui para melhor desempenho e qualidade no mundo dos negócios, de forma a atingir maior público com menor tempo. Portanto, mediante aos cuidados necessários, grandes resultados podem ser facilmente atingidos.
Palavras-chave Comunicação, meios virtuais, tecnologia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.