Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3451

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Milena Frigi Nunes
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Anna Karolina Vilela Siqueira, Fernando Altoé, Igor César Leite de Souza
Título Educação do Campo: uma análise do curso de graduação da UFV e suas contribuições para a população rural
Resumo No ano de 2014 a UFV deu início ao curso de Educação do Campo, que tem como objetivo a formação de educadores para atuarem em escolas da zona rural do país com vistas ao desenvolvimento de uma formação orientada por uma abordagem multidisciplinar. Nosso trabalho tem por meta analisar a estrutura do curso em Educação no Campo na UFV, comparar essa realidade com outras universidades onde é oferecido o curso e, através de entrevistas com os alunos do mesmo, analisar sua importância para a região da Zona da Mata mineira assim como para a região de cada aluno do curso. Elaborado e apresentado na disciplina de EDU 144 – Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, o trabalho teve por metodologia o estudo da legislação que dialoga com essa temática, análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, bibliografia referente à Educação no campo assim como aplicação de entrevistas com alunos e professores do curso a fim de conhecê-lo melhor. A LDB, legislação utilizada para a pesquisa, aborda o tema no seu capítulo II, intitulado “Da Educação Básica”, na Seção I, Art. 28, onde trata a educação do campo como educação rural. Em linhas gerais, o artigo 28 considera que a educação básica ofertada à população rural deverá adaptar-se às necessidades e peculiaridades da vida no campo. Nos apoiamos em base teórica com artigos e livros de autores que abordam o tema Educação no Campo, como Fernando José Martins e Maria A. de Souza. Com relação aos alunos, três estudantes do sexo feminino concederam entrevista: a primeira é moradora do interior de Espera Feliz (MG), a segunda é dona de casa e reside em Viçosa (MG), a terceira é assentada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e moradora do Assentamento Zumbi dos Palmares, São Mateus (ES). O grupo percebeu com os estudos que o curso de Educação do Campo da UFV em muito contribuirá para o desenvolvimento e o fortalecimento dos movimentos sociais do campo e da agricultura familiar brasileira. Além disso observamos que trará contribuições não somente para o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira e região, mas para cada localidade onde residem os alunos do curso. Este trabalho nos permitiu conhecer o curso de Educação do Campo da UFV e reconhecer o importante papel que a Universidade desempenhará em prol de uma agricultura campesina e agroecológica. A troca de experiências populares e sociais com conhecimentos acadêmicos da qual parte o curso é de capital importância para o desenvolvimento de princípios e técnicas da qual dotarão os futuros licenciados, que poderão aplicar, junto à sua comunidade, o conhecimento produzido na academia a partir dessa troca. Em suma, o grupo conclui que o curso de Educação do Campo da UFV constitui-se num importante instrumento a favor dos diversos movimentos sociais do campo e da agricultura familiar brasileira.
Palavras-chave Educação do campo, Graduação, Análise
Forma de apresentação..... Oral
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