Resumo |
No ano de 2014 a UFV deu início ao curso de Educação do Campo, que tem como objetivo a formação de educadores para atuarem em escolas da zona rural do país com vistas ao desenvolvimento de uma formação orientada por uma abordagem multidisciplinar. Nosso trabalho tem por meta analisar a estrutura do curso em Educação no Campo na UFV, comparar essa realidade com outras universidades onde é oferecido o curso e, através de entrevistas com os alunos do mesmo, analisar sua importância para a região da Zona da Mata mineira assim como para a região de cada aluno do curso. Elaborado e apresentado na disciplina de EDU 144 – Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, o trabalho teve por metodologia o estudo da legislação que dialoga com essa temática, análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, bibliografia referente à Educação no campo assim como aplicação de entrevistas com alunos e professores do curso a fim de conhecê-lo melhor. A LDB, legislação utilizada para a pesquisa, aborda o tema no seu capítulo II, intitulado “Da Educação Básica”, na Seção I, Art. 28, onde trata a educação do campo como educação rural. Em linhas gerais, o artigo 28 considera que a educação básica ofertada à população rural deverá adaptar-se às necessidades e peculiaridades da vida no campo. Nos apoiamos em base teórica com artigos e livros de autores que abordam o tema Educação no Campo, como Fernando José Martins e Maria A. de Souza. Com relação aos alunos, três estudantes do sexo feminino concederam entrevista: a primeira é moradora do interior de Espera Feliz (MG), a segunda é dona de casa e reside em Viçosa (MG), a terceira é assentada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e moradora do Assentamento Zumbi dos Palmares, São Mateus (ES). O grupo percebeu com os estudos que o curso de Educação do Campo da UFV em muito contribuirá para o desenvolvimento e o fortalecimento dos movimentos sociais do campo e da agricultura familiar brasileira. Além disso observamos que trará contribuições não somente para o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira e região, mas para cada localidade onde residem os alunos do curso. Este trabalho nos permitiu conhecer o curso de Educação do Campo da UFV e reconhecer o importante papel que a Universidade desempenhará em prol de uma agricultura campesina e agroecológica. A troca de experiências populares e sociais com conhecimentos acadêmicos da qual parte o curso é de capital importância para o desenvolvimento de princípios e técnicas da qual dotarão os futuros licenciados, que poderão aplicar, junto à sua comunidade, o conhecimento produzido na academia a partir dessa troca. Em suma, o grupo conclui que o curso de Educação do Campo da UFV constitui-se num importante instrumento a favor dos diversos movimentos sociais do campo e da agricultura familiar brasileira. |